Campanha ‘Respeito na Medida’ recebe Grand Prix em premiação internacional

Publicado em 02/08/2023 08:29
Campanha do Açúcar Guarani que promoveu o debate sobre nomes tradicionais de doces que soam ofensivos para mulheres foi reconhecida pelos Prémios Lusófonos da Criatividade

A campanha “Respeito na Medida” do Açúcar Guarani, marca de varejo da Tereos, líder na produção de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa da cana no país, ficou em primeiro lugar e recebeu o Grand Prix nos Prémios Lusófonos da Criatividade na categoria ‘Relações Públicas – Responsabilidade Social/Ambiental da empresa’. A premiação reconhece e debate os mercados publicitários e de comunicação dos países de língua oficial portuguesa.

Lançada em novembro de 2022, a campanha – desenvolvida em parceria com a agência F&MD – promoveu o debate sobre nomes tradicionais de doces que soam ofensivos para muitas mulheres, convidando os consumidores a rebatizarem as receitas. Após uma votação pública, os doces ganharam nomes como chocomellow, molenguinho, gravatinha de coco e chocolate maluco), em vez de denominações datadas como teta de nega, maria mole, espera marido e nega maluca.

Os novos nomes foram divulgados por meio de vídeos de receitas publicados no website e nas redes sociais (Instagram e YouTube) da marca, além do hotsite da campanha. No total, foram mais de 8 milhões de pessoas impactadas pela campanha, que alcançou mais de 15 milhões de visualizações nos canais digitais, 80 mil compartilhamentos nas redes sociais e milhares de votos.

A campanha também gerou uma doação em dinheiro e em produto para a ONG Mãos de Maria, instituição que promove o empreendedorismo e a capacitação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social na comunidade Paraisópolis, em São Paulo.

Com dez anos de existência, os Prémios Lusófonos da Criatividade são um festival internacional de criatividade sediado em Portugal e o único no mundo dedicado a reconhecer iniciativas dos mercados publicitários de comunicação dos países de língua oficial portuguesa.

Em abril, a campanha “Respeito na Medida” já havia sido reconhecida com o prêmio Ouro na categoria ‘Vídeo Case’ no FestVideo, festival realizado em Ribeirão Preto (SP) que avalia vídeos produzidos com o objetivo de apresentar uma solução para uma ação de marketing.

Fonte: Tereos

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novos dados da Índia limitam ganhos e açúcar tem apenas ajustes nesta 4ª feira
Açúcar: Mercado segue monitorando Brasil e Índia, mas se mantém no negativo
Açúcar: Tipo bruto avança com preocupação com o Brasil, mas açúcar branco recua em Londres
Orplana e Unica firmam acordo com FGV Agro para revisão do Consecana-SP
Açúcar abre estendendo baixas em Nova York e Londres