"Todos se encontram abaixo do potencial produtivo", afirma BCBA sobre lotes de milho na Argentina

Publicado em 06/04/2023 15:45

Nesta quinta-feira (06), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, destacando que as produtividades seguem abaixo do esperado no país.  

“A colheita dos primeiros quadrados de milho para grãos comerciais concentrou-se no centro da área agrícola nacional. Os rendimentos apresentam grande heterogeneidade, embora todos estejam abaixo do potencial da cultura em decorrência do estresse sofrido”, aponta.   

Lavoura de milho com baixo potencial produtivo em Villa Ortiz - Argentina

Os dados da Bolsa relatam que a colheita argentina já foi concluída em 10,4% da área e apresenta produtividade média de apenas 64,83 sacas por hectare, o que mantém a projeção de produção em 36 milhões de toneladas, 16 milhões a menos do que a safra passada.  

Enquanto a colheita das primeiras áreas avança, as lavouras de plantio tardio entram nas últimas fases do ciclo fenológico e ainda podem apresentar novos cortes de produção. 

“A variabilidade de estádios pesquisados é grande, devido a ampla janela de plantio ocorrida nesta campanha. As áreas mais atrasadas passam por etapas de definição de desempenho para as quais é necessário que não ocorram geadas significativas nos próximos trinta dias para manter seu potencial produtivo”, explica. 

No momento, a BCBA classifica as lavouras de milho da Argentina com 7% em condições boas ou excelentes, 41% normais e 52% regulares ou ruins. Além disso, 55% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 45% regular ou seca.       

Na semana passada, esses índices eram de 9% boas ou excelentes, 38% médias e 53% ruins. Do lado das condições hídricas, 51% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 49% com regulares ou secas.   

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No Piauí, atraso no plantio de milho safrinha motivou diminuição de área, investimentos e acabou derrubando a produtividade
Preços do milho abrem a segunda-feira registrando movimentações positivas na B3 e em Chicago
Radar Investimentos: Os preços do milho no mercado spot ganharam impulso na semana anterior
Milho/Cepea: Apesar de colheita adiantada, comercialização é lenta
Dólar e prêmios ajudam e milho fecha semana positiva acumulando altas de até 1,5% na B3
Radar Investimentos: Mercado do milho foi pressionado pelo avanço do dólar ante o real