Chuva se propaga pela região Sul, chega até o norte do Paraná e traz mais riscos para o Rio Grande do Sul
Entre esta quinta-feira (23) e o sábado (25), uma nova rodada de chuvas por toda região Sul do Brasil trará novos riscos de inundação para o Rio Grande do Sul e levarará precipitações acima de 30 milímetros em 24h a municípios do centro-norte do Paraná, onde os acumulados dos últimos 15 dias estão em torno de 20 milímetros.
Para esta quinta-feira, o Instituto Nacional de Meterologia (Inemt) divulgou um alerta de grande perigo para a Região Metropolitana de Porto Alegre e Sudeste e Centro Oriental do Rio Grande do Sul. Há grande risco de alagamentos e transbordamento de rios, além de deslizamento de encostas.
Até o início da tarde desta quinta, há possibilidade de chuvas superiores a 60 milímetros em uma hora ou 100 milímetros no acumulado do dia. As áreas de perigo abrangem praticamente todo o entorno da Lagoa dos Patos, onde as águas têm encontrado dificuldade para reduzir os níveis. Segundo o Inmet, “novos transtornos são possíveis em função da forte instabilidade que é prevista”.
As fortes chuvas avançarão ao longo do dia para o norte do Rio Grande do Sul, sobretudo no nordeste do estado, com volumes que ultrapassar os 70 milímetros em 24h, conforme mostra prognóstico do Inmet.
Para o norte gaúcho, centro-oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, o Inmet emitiu também alerta de perigo para tempestade. As chuvas podem ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além da possibilidade de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo.
A partir da sexta-feira (24) as chuvas chegarão para o estado de Santa Catarina e também para o sul do Paraná, onde o acumulado em 24 horas deve ultrapassar 50 milímetros. Com precipitação menor, cerca de 40 milímetros em 24h, as chuvas também devem abranger todo o norte paraense, ficando mais fraca na divisa com São Paulo e cidades do centro-leste do estado.
Uma nova rodada de chuvas está prevista para o estado do Paraná a partir da segunda-feira (27), atingindo com maior intensidade o centro e o nordeste do estado. Os acumulados nessa região podem ficar em torno de 100 milímetros em 24/h
Rio Grande do Sul irá registrar também baixas temperaturas
De acordo com o Inmet, as temperaturas mínimas no final de semana ficam perto ou até mesmo abaixo de zero nas partes altas das Serras do Sul e também na região da campanha gaúcha. Em Porto Alegre, capital gaúcha, as mínimas ficam abaixo dos 10°C a partir da sexta-feira e decorrer do final de semana, também com sensação térmica baixa. Há expectativa de geada no Rio Grande do Sul e parte do Sul Catarinense no final de semana.
A partir da sexta-feira o ar polar e a circulação de umidade oceânica ainda deixam muitas nuvens especialmente sobre a faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A sensação de frio será intenso por conta do vento oeste a sul que soprará com rajadas acima dos 40 km/h.