Chuva reduz produtividade da canola no Rio Grande do Sul

Publicado em 20/10/2015 08:01

Cultura de inverno que registrou avanço de 50% na área plantada no Estado nos últimos oito anos, a canola tem mais uma safra com a produtividade prejudicada pelo clima no Rio Grande do Sul. Embora ainda não existam estimativas oficiais para a cultura, a geada do início de setembro e o grande volume de chuva neste mês devem fazer a cultura perder cerca de um quarto do rendimento esperado.

Os resultados, porém, variam muito entre agricultores e regiões.De uma produtividade média de 1,6 tonelada por hectare no Estado, a expectativa agora é de 1,2 tonelada, projeta Carlos Henrique Zimmermann, consultor técnico da Celena Alimentos, de Giruá, empresa que deve receber mais da metade da safra gaúcha.

– A região do Alto Jacuí foi a mais prejudicada, com perdas de até 30%, mas a maioria das áreas de Tupanciretã e Júlio de Castilhos já havia sido colhida e em pontos mais altos, como Vacaria, não houve danos – diz Zimmermann, que atribui perdas mais à chuva do que à geada.

Leia a notícia na íntegra no site do Zero Hora

Fonte: Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC
undefined