Lavouras de soja em Santo Ângelo/RS se recuperaram ao longo do ciclo e produtividade foi melhor do que a esperada
Podcast
Lavouras de soja em Santo Ângelo/RS se recuperaram ao longo do ciclo e produtividade foi melhor do que a esperada
A colheita da soja já chega à 95% das lavouras de Santo Ângelo no Rio Grande do Sul e os resultados estão sendo concretizados acima daquilo que era esperado inicialmente pelos produtores da região após as dificuldades climáticas registradas ao longo do ciclo.
Segundo o diretor da Farsul (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul), Cláudio Duarte, os meses de novembro e dezembro foram muito secos e prometiam queda na produtividade, mas as condições se inverteram, a chuva veio em janeiro e fevereiro e recuperou as plantas.
Os rendimentos estão bastante variados na região, com produtividades partindo de 40 sacas por hectare, mas devem ter média final ao redor das 60 sacas por hectare no município.
A liderança destaca ainda que 40% desta produção foi negociada antecipadamente com preços entre R$ 97,00 e R$ 125,00 a saca, patamares suficientes para garantir o pagamento dos compromissos assumidos pelos produtores. Agora, restam entre 20 e 25% do total para serem disponibilizados aos poucos no mercado disponível.
Duarte comenta também que os preparativos para a próxima safra de inverno estão acontecendo na região e a expectativa é que a área cultivada com trigo cresça 25% nesta temporada com os produtores animados e estimulados pelos altos preços do cereal no mercado.
Confira a íntegra da entrevista com o diretor da Farsul no video.