Mancha de Bipolaris aparece no milho de Laguna Carapã/MS e técnico agrícola recomenda aplicar fungicida
Podcast
Macha de Bipolaris aparece no milho de Laguna Carapã/MS e técnico agrícola recomenda aplicar fungicida
Algumas lavouras da segunda safra de milho em Laguna Carapã no Mato Grosso do Sul estão apresentando sintomas da Mancha de Bipolaris maydis, uma doença fúngica que se espalha rápido, destrói as folhas e pode causar perdas de 60 à 70% na produtividade.
Segundo o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados, Antônio Rodrigues Neto, um longo período de chuvas, nebulosidade e baixas temperaturas contribui para o aparecimento da doença, que tem demandado aplicações de fungicidas nas lavouras, independente do estágio de desenvolvimento das plantas.
“O produtor que não fez aplicação ainda, mesmo que esteja com o milho totalmente pendoado, é importante ele observar, nem que faça de avião a aplicação, pelo menos uma aplicação para o controle seria muito importante. Ela entra muito rápido, cresce muito rápido e causa perda da folha, que acarreta em prejuízo na formação do grão na espiga”, recomenda.
Por outro lado, o técnico agrícola destaca que as lavouras da região estão bonitas, se aproveitando do alto investimento realizado e devem produzir uma média de 100 sacas por hectare, caso não haja nenhum problema climático daqui até a colheita, que deve começar no final de julho e se estender até setembro.
Confira a íntegra da entrevista com o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados no vídeo.