Importações de trigo pela China devem diminuir após alta na produção, dizem traders

Publicado em 21/08/2024 12:10 e atualizado em 21/08/2024 13:02

Por Naveen Thukral e Mei Mei Chu

CINGAPURA/PEQUIM (Reuters) - Uma onda de compras de trigo pela China deve perder força no segundo semestre de 2024, uma vez que o aumento da produção chinesa e o declínio do consumo de farinha reduzem a demanda de importação no maior consumidor mundial do cereal.

A China fez compras recordes de trigo nos últimos anos e espera-se que uma redução nas importações exerça pressão adicional sobre os preços globais, que estão sendo negociados perto do seu nível mais baixo em quatro anos em meio à oferta abundante, disseram traders e analistas.

As estimativas para as importações de trigo pela China de julho a dezembro variam entre 2 milhões e 4 milhões de toneladas, de acordo com uma pesquisa com um comerciante de grãos sediado na China e dois sediados em Cingapura, abaixo das 4,09 milhões de toneladas embarcadas no segundo semestre de 2023.

"Há falta de interesse dos importadores de trigo chineses desde que os suprimentos da safra deste ano chegaram ao mercado", disse um dos traders de Cingapura, que trabalha para uma empresa internacional que envia grãos para a China.

"Eles estão reservando menos cargas. É improvável que a demanda da China seja tão forte como vimos no passado."

A produção de trigo da China, colhida principalmente em junho, aumentou 2,7% em relação ao ano anterior, atingindo o recorde de 138,22 milhões de toneladas, com condições de crescimento quase perfeitas que aumentaram a qualidade.

A China, o maior importador de trigo do mundo nos últimos dois anos, trouxe 10,08 milhões de toneladas métricas entre janeiro e julho, um aumento de 15,6% em relação ao ano anterior, de acordo com dados alfandegários, principalmente dos Estados Unidos, França, Austrália e Canadá.

Essas importações, alimentadas por temores de danos às safras relacionados ao clima, excedem a cota de importação de trigo alocada por Pequim de 9,636 milhões de toneladas para 2024, e os volumes adicionais terão uma tarifa de importação de 65%.

Fonte: Reuters

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