Produtores uruguaios devem apostar em safra de inverno para compensar perdas na soja

Publicado em 28/03/2018 11:15

Com os rendimentos escassos que algumas áreas de soja irão obter no Uruguai, especialmente no litoral do país, os produtores estão pensando em aumentar as áreas de cultivos de inverno para a próxima safra.

"Ao contrário de outros anos nos quais os produtores apostavam totalmente na soja e praticamente não se falava em safra de inverno, as coisas mudaram. Hoje, há um pouco de necessidade de voltar para a safra de inverno para não ter de esperar um ano para recuperar essa safra ruim", explicou Luis Sinal, gerente da Copagrán Paysandú, ao jornal El País.

Sinal reconheceu que "os cultivos de soja se recuperaram graças às últimas chuvas", mas que as únicas áreas que conseguirão obter uma melhora no rendimento são aquelas que ainda possuem tempo para ter um bom enchimento de grãos. O rendimento já perdido, por sua vez, não se recupera.

Há áreas que estão apontando para rendimentos muito baixos, por volta de 1000kg por hectare, enquanto outras possuem potenciais melhores, acima de 2000kg por hectare. A soja de primeira etapa é a mais afetada, com rendimentos abaixo dos 1000kg por hectare sendo confirmados. "A aposta é que, quando a colheita começar de vez, em 15 a 20 dias, os rendimentos possam subir", explicou Sinal.

Com informações do Rurales El País

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária
Soja volta a perder força e recua novamente em Chicago nesta 6ª feira