Mato Grosso está esmagando menos soja nesta safra, diz Imea

Publicado em 28/03/2017 08:25

Com a colheita ao fim, MT está confirmando a grande safra, no entanto, os volumes esmagados não estão acompanhando a ampla produção da forma esperada. Em fev/17 foram esmagadas 744.120 toneladas no Estado, sendo um volume inferior ao de fev/16, quando o cenário era de menor oferta de soja e preços do grão mais elevados.

O que pode explicar esse desempenho abaixo do esperado em 2017 são os preços do farelo e óleo de soja no Estado, que estão em queda consecutiva desde o início do ano. Ao projetar o preço destes subprodutos para o final do ano, calculando com base na paridade de exportação para dez-17, observa-se uma tendência de recuo nos preços, demonstrando um futuro pouco animador para possíveis elevações no óleo e no farelo até o fim do ano.

Caso as cotações internas do grão não recuem em proporção maior, de forma a estimular as indústrias, os volumes esmagados nos próximos meses poderão ser refletidos.

Leia o boletim na íntegra no site do Imea.

Fonte: Imea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária
Soja volta a perder força e recua novamente em Chicago nesta 6ª feira