Preços mundiais dos alimentos caem ligeiramente em agosto, diz ONU

Publicado em 06/09/2024 08:02 e atualizado em 06/09/2024 08:46

Logotipo Reuters

LONDRES, 6 de setembro (Reuters) - O índice mundial de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas caiu ligeiramente em agosto, mostraram dados divulgados na sexta-feira, à medida que os preços mais baixos de açúcar, carne e cereais mais que compensaram os preços mais altos de laticínios e óleo vegetal.

O índice de preços, compilado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação para monitorar as commodities alimentares mais comercializadas globalmente, caiu para 120,7 pontos em agosto, de 121 pontos revisados ​​em julho.

O índice da FAO atingiu a menor taxa em três anos em fevereiro deste ano, quando os preços dos alimentos recuaram de um pico recorde estabelecido em março de 2022 após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

O valor de agosto foi 1,1% menor que o nível do ano passado e 24,7% abaixo do pico de março de 2022.

Em um relatório separado, a FAO reduziu sua previsão para a produção global de cereais em 2024 em 2,8 milhões de toneladas métricas, para 2,851 bilhões de toneladas, colocando-a quase no mesmo nível da produção do ano anterior.

A queda reflete em grande parte as perspectivas reduzidas para as safras de grãos secundários na União Europeia, México e Ucrânia, devido às condições climáticas quentes e secas.

A previsão para a utilização mundial de cereais em 2024/25 foi reduzida em 4,7 milhões de toneladas em relação a julho, para 2,852 bilhões de toneladas, refletindo um aumento de 0,2% em relação a 2023/24.

A agência também cortou sua previsão para os estoques mundiais de cereais no final das temporadas em 2025 em 4,5 milhões de toneladas, para 890 milhões.

Reportagem de Maytaal Angel; Edição de Alison Williams e Emelia Sithole-Matarise

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações europeias fecham em alta antes de dados e balanços da semana Ações europeias fecham em alta antes de dados e balanços da semana
Países do Brics discutem resposta conjunta às políticas comerciais de Trump Países do Brics discutem resposta conjunta às políticas comerciais de Trump
Zona do euro cresceu no 1º tri, mas enfrenta futuro difícil, diz vice-presidente do BCE
Wall St fica sem direção única em início de semana movimentada de balanços e dados
Um dos primeiros acordos comerciais dos EUA pode ser com a Índia, diz chefe do Tesouro
Ibovespa supera 135 mil pontos e caminha para 6º sessão seguida de alta