Fed deve aumentar juros mais uma vez e depois deixar taxa estável, diz Bostic

Publicado em 18/04/2023 13:42

Por Michael S. Derby

 

 

(Reuters) - O banco central dos Estados Unidos provavelmente terá mais um aumento na taxa de juros pela frente, uma vez que continua trabalhando para reduzir a inflação alta, disse o presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, nesta terça-feira.

"Mais um movimento deve ser suficiente para darmos um passo atrás e ver como nossa política está fluindo na economia, para entender até que ponto a inflação está voltando à nossa meta", disse Bostic em entrevista à CNBC.

"A economia ainda tem muito ímpeto e está tendo um desempenho bastante forte, e a inflação continua muito alta", disse Bostic, acrescentando que "por praticamente todas as medidas que se observa, a inflação atual é mais que o dobro da nossa meta. Então ainda há mais trabalho a ser feito e estou pronto para isso".

A meta de inflação do Fed é de 2% e, em fevereiro, o indicador preferido do banco central dos EUA - o índice PCE - subiu 5% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

A perspectiva de Bostic é de mais um aumento de 0,25 ponto percentual na taxa, o que elevaria os juros referencias do Fed para a faixa de 5,00% a 5,25%. O Comitê Federal de Mercado Aberto do banco central se reunirá em 2 e 3 de maio, e o aumento de 25 pontos-base indicado coletivamente por autoridades em março e amplamente esperado pelos mercados também é considerado o ponto de parada.

Uma vez que o aumento final ocorra, o Fed será capaz de manter a taxa de juros estável por um período prolongado e ver como o impacto acumulado dos muitos aumentos está afetando o curso da economia, disse Bostic. Quando a taxa básica de juros atinge o pico, "não temos realmente nada a fazer além de monitorar a economia pelo resto deste ano e até 2024", disse ele.

Bostic não é membro votante do Fomc este ano.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones fecham em novos recordes com compra de ações de tecnologia
Dólar à vista fecha em baixa de 0,59%, aos R$5,5827
Ibovespa fecha em alta com política fiscal em foco
Taxas dos DIs despencam com notícia de que governo prepara pacote para conter gastos
STOXX 600 fecha em pico em duas semanas, com balanços e decisão do BCE em foco
Ibovespa opera estável apesar de Wall Street positivo