Início de construção de moradias unifamiliares nos EUA aumenta em março

Publicado em 18/04/2023 09:46 e atualizado em 18/04/2023 10:18

WASHINGTON (Reuters) - O início de construção de moradias unifamiliares nos Estados Unido aumentou em março, enquanto as licenças para construções futuras aumentaram, sugerindo que o pior da queda do mercado imobiliário provavelmente ficou para trás.

 

 

O início de construção de moradias unifamiliares, que representam a maior parte da construção de residências, subiu 2,7%, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 861.000 unidades no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta terça-feira.

Os dados de fevereiro foram revisados para cima para mostrar uma taxa de 838.000 unidades, em vez do ritmo de 830.000 relatado anteriormente.

A agressiva campanha de aumento de juros do Federal Reserve levou o mercado imobiliário à recessão, com contração do investimento residencial por sete trimestres consecutivos, a mais longa série desde o colapso da bolha imobiliária desencadeada pela Grande Recessão de 2007-2009.

Existem, no entanto, sinais de que o mercado imobiliário está se estabilizando em níveis muito deprimidos.

As taxas de hipoteca recuaram das máximas do ano passado, com a taxa fixa de 30 anos caindo de um pico de 7,08% no início de novembro para 6,27% na semana passada, segundo dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac.

Mas a recente turbulência financeira após o colapso de dois bancos regionais pode resultar no endurecimento das exigências de bancos e financiadores de hipotecas. As licenças de construção unifamiliares saltaram 4,1% para uma taxa de 818.000 unidades em março.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones fecham em novos recordes com compra de ações de tecnologia
Dólar cai ante real com notícia de pacote do governo para segurar gastos
Ibovespa sobe e retoma 131 mil pontos com política fiscal no radar
Taxas dos DIs despencam com notícia de que governo prepara pacote para conter gastos
STOXX 600 fecha em pico em duas semanas, com balanços e decisão do BCE em foco
Ibovespa opera estável apesar de Wall Street positivo