Dólar à vista sobe após quatro sessões com foco no exterior e no arcabouço

Publicado em 17/04/2023 17:10

SÃO PAULO (Reuters) -Após quatro sessões consecutivas de baixa, o dólar fechou em alta ante o real nesta segunda-feira, em sintonia com o exterior, onde a moeda norte-americana também ganhava terreno, e com os investidores à espera do envio do novo arcabouço fiscal ao Congresso, adiado para terça-feira.

No exterior, em função de dados econômicos positivos recentes, cresceram as apostas de que o Federal Reserve elevará os juros em sua próxima reunião de política monetária. Durante a tarde, o percentual das chances de aumento de 0,25 ponto percentual, implícitas nos contratos futuros de juros nos EUA, já eram de 88%, o que dava força ao dólar ante diversas moedas de países exportadores de commodities.

No Brasil, o dólar à vista fechou o dia cotado a 4,938 reais na venda, em alta de 0,44%. Apesar do avanço, a moeda norte-americana permaneceu abaixo da linha psicológica dos 5 reais pela quarta sessão seguida.

Na B3, às 17:21 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,56%, a 4,9450 reais.

“Tem vindo números norte-americanos da economia melhores que o esperado. Isso valoriza o dólar lá fora e aqui dentro também”, pontuou Jefferson Rugik, diretor da Correparti Corretora. Segundo ele, o adiamento da apresentação do arcabouço fiscal ao Congresso para terça-feira também ajudou a sustentar o avanço do dólar.

“Acho que ficou para amanhã (terça-feira), mas pode ser amanhã, pode ser depois", disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Brasília.

Operador ouvido pela Reuters confirmou o desconforto. Para ele, o adiamento amplia a ansiedade do mercado, ainda que haja uma expectativa otimista sobre a tramitação do arcabouço no Congresso.

Apesar do avanço da moeda norte-americana nesta segunda-feira, profissionais do mercado seguem afirmando que há espaço para o dólar atingir patamares ainda mais baixos no curto prazo, se afastando um pouco mais da linha de 5 reais.

Podem contribuir para isso a própria tramitação do arcabouço e o fato de o Brasil seguir com juros básicos elevados --atualmente em 13,75% ao ano--, o que torna o país atrativo para os investidores estrangeiros.

No exterior, o dólar se mantinha em alta ante outras divisas neste fim de tarde.

Às 17:21 (de Brasília), o índice do dólar --que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas-- subia 0,41%, a 102,090.

Pela manhã, o Banco Central vendeu 15.000 dos 16.000 contratos de swap cambial tradicional ofertados na rolagem dos vencimentos de junho.

(Por Fabrício de Castro, edição Alberto Alerigi Jr. e Isabel Versiani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones fecham em novos recordes com compra de ações de tecnologia
Dólar cai ante real com notícia de pacote do governo para segurar gastos
Ibovespa sobe e retoma 131 mil pontos com política fiscal no radar
Taxas dos DIs despencam com notícia de que governo prepara pacote para conter gastos
STOXX 600 fecha em pico em duas semanas, com balanços e decisão do BCE em foco
Ibovespa opera estável apesar de Wall Street positivo