Lula assina decreto que oficializa aposentadoria antecipada de Lewandowski do STF

Publicado em 06/04/2023 10:22 e atualizado em 06/04/2023 12:04

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto nesta quinta-feira concedendo aposentadoria ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski em 11 de abril, um mês antes do prazo compulsório para a saída do magistrado ao completar 75 anos.

 

 

Na semana passada, Lewandowski já havia anunciado que anteciparia sua aposentadoria em um mês. A concessão da aposentadoria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Indicado ao STF por Lula em 2006, Lewandowski teve funções importantes em momentos críticos da história do país. De perfil garantista, foi relator-revisor no STF da ação penal do chamado mensalão, posição que o colocou em choque com o relator do caso, o ministro Joaquim Barbosa, muitas vezes votando em direção contrária à do colega.

Também foi o responsável por presidir o julgamento do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff em 2016, ocasião em que ela perdeu o mandato, mas não os direitos políticos.

Neste ano Lula indicará sucessores para as duas vagas que serão abertas no STF. Além de Lewandowski, a ministra Rosa Weber também se aposentará até outubro, quando completará 75 anos.

No mês passado, em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da BandNews, Lula afirmou que levará em conta o saber jurídico, o respeito à Constituição e o caráter para indicar o próximo ministro.

Sobre uma possível indicação de seu advogado Cristiano Zanin, a quem definiu como amigo, Lula disse que a proximidade nunca foi um critério para suas escolhas.

"Não quero escolher um juiz para mim", disse Lula, na ocasião, à BandNews. "Hoje, se eu indicasse o Zanin, todo mundo compreenderia que ele merecia ser indicado. Tecnicamente ele cresceu de forma extraordinária, é meu amigo, é meu companheiro... mas eu nunca indiquei por conta disso", acrescentou o presidente.

(Por Fernando Cardoso, em São Paulo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones fecham em novos recordes com compra de ações de tecnologia
Dólar cai ante real com notícia de pacote do governo para segurar gastos
Ibovespa sobe e retoma 131 mil pontos com política fiscal no radar
Taxas dos DIs despencam com notícia de que governo prepara pacote para conter gastos
STOXX 600 fecha em pico em duas semanas, com balanços e decisão do BCE em foco
Ibovespa opera estável apesar de Wall Street positivo