Rússia diz que auxilia exportações de alimentos ucranianos pelo Mar de Azov

Publicado em 16/06/2022 16:46

(Reuters) - A Rússia afirmou nesta quinta-feira que está facilitando a exportação de grãos e oleaginosas da Ucrânia por meio de pontos de trânsito detidos pelos russos no Mar de Azov, sem explicar quem está providenciando os alimentos para embarque.

A Ucrânia, assim como a Rússia, uma das maiores exportadoras mundiais de grãos e oleaginosas, acusa os russos de roubarem grãos de territórios ucranianos tomados por suas forças.

A vice-primeira-ministra russa, Viktoria Abramchenko, rejeitou a alegação em uma entrevista à Reuters, dizendo que a " Rússia não envia grãos da Ucrânia".

A incapacidade da Ucrânia de utilizar seu grande porto de águas profundas em Odessa, por conta da incursão militar russa, levou ao disparo nos preços globais de alimentos e a alertas da Organização das Nações Unidas sobre a fome em países mais pobres que dependem pesadamente da importação de grãos. 

Abramchenko ressaltou a justificativa russa de que  a Ucrânia deve abrir as vias aquáticas até Odessa que foram minadas.

(Reportagem da Reuters) 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar à vista fecha em alta de 1,43%, a R$5,7364 na venda
Ibovespa fecha em queda com piora externa; WEG renova máximas
Governo publica decreto que regulamenta programas de autocontrole agropecuário
Dólar chega a superar os R$5,73 pressionado por exterior e Copom
Ações europeias recuam mais de 1% com queda de papéis de bancos
Wall St avança com expectativa de corte de juros em setembro; Meta dispara