SINDAG divulga nota pela PEC dos Combustíveis

Publicado em 08/06/2022 07:54

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), divulgou agora à tarde uma Nota de Apoio às negociações entre o Planalto e o Congresso Nacional pela tramitação de um projeto para redução dos preços dos combustíveis. A entidade chamou a atenção para a necessidade de bom senso sobre o tema, para se chegar a uma fórmula que ajude a segurar a inflação sem prejudicar Estados e proteger as contas públicas.

Ao mesmo tempo em que pede que bandeira políticas sejam deixadas de lado em nome da coerência. O texto não fala especificamente em combustíveis de aviação (embora cerca de um terço da frota aeroagrícola seja a etanol e o restante dividido entre querosene e gasolina de aviação). Ao invés disso, a entidade (que representa a segunda maior frota mundial do setor) destaca que a questão puxa a inflação, que afeta tanto o setor produtivo quanto as famílias.

NOTA DE APOIO

"PEC dos Combustíveis

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), manifesta seu apoio às conversações entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional para se chegar a uma saída equilibrada para a tramitação rápida do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) e do Projeto de Lei que reduzem os tributos sobre combustíveis no País. Esse é um ponto crucial para se segurar a escalada da inflação no País, que prejudica tantos os setores produtivos do campo e das cidades, quanto atinge diretamente os trabalhadores e as pessoas mais carentes. E se torna ainda mais destrutivo da economia à medida que se prolonga.

Justamente por isso, entendemos também que o problema assume caráter suprapartidário, onde os interesses da Nação precisam estar acima das correntes políticas, mesmo em um ano eleitoral. Sem esquecer das necessárias salvaguardas para as contas públicas dos Estados por eventuais perdas de tributos, como, aliás é consenso nas conversas entre os Poderes da União.

Temos fé no bom senso e acreditamos no Brasil."

Fonte: Sindag

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações iniciam agosto em queda, conforme dados reacendem temores de desaceleração
Dólar salta ao maior valor desde dezembro de 2021 influenciado por exterior e Copom
Ibovespa tem queda modesta com ajustes antes de dados dos EUA sexta; WEG renova máximas
Governo publica decreto que regulamenta programas de autocontrole agropecuário
Dólar chega a superar os R$5,73 pressionado por exterior e Copom
Ações europeias recuam mais de 1% com queda de papéis de bancos