Eleições ocorrerão de modo limpo, seguro e dentro da legalidade, diz Fachin

Publicado em 18/05/2022 14:25

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, disse nesta quarta-feira que as eleições gerais de outubro ocorrerão de modo seguro, limpo e dentro da legalidade constitucional.

Durante evento no Supremo Tribunal Federal (STF) de lançamento do Programa de Combate à Desinformação, que envolve as duas cortes superiores e outras entidades, Fachin estava acompanhando do presidente do Supremo, Luiz Fux, e do vice-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e também afirmou que atacar o STF é agredir instituições do Estado Democrático de Direito.

Ao exaltar o programa de combate à desinformação das cortes, o presidente do TSE disse também se tratar de uma iniciativa de defesa da democracia que, disse ele, está sendo desafiada pela "cultura da falácia". Na avaliação de Fachin, o programa vem "na hora devida".

O presidente Jair Bolsonaro tem atacado o STF e o TSE e levantado suspeitas sobre o sistema eletrônico de votação sem apresentar quaisquer evidências. Nesta semana, Bolsonaro também disse em discurso a empresários que as eleições deste ano, quando ele tentará a reeleição, podem ser "conturbadas".

Bolsonaro aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República, atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e os levantamentos também apontam que o petista venceria o presidente em um eventual segundo turno.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe e fica acima de R$5,75 após dados de emprego dos EUA
Dólar abre acima de R$5,75 antes de dados de emprego dos EUA
Tamanho dos cortes de juros do Fed pode depender do mercado de trabalho dos EUA
Minério de ferro de Dalian sobe na sessão, mas caminha para leve perda semanal
Ações da China caem com temores de desaceleração dos EUA
Ações iniciam agosto em queda, conforme dados reacendem temores de desaceleração