Republicanos dos EUA elevam contraoferta para gastos de infraestrutura a US$ 928 bi

Publicado em 27/05/2021 13:00

Por David Morgan

WASHINGTON (Reuters) - Os republicanos do Senado dos Estados Unidos apresentaram nesta quinta-feira uma nova oferta para um pacote de infraestrutura com gastos planejados de 928 bilhões de dólares em oito anos para revitalizar estradas, pontes e sistemas de banda larga do país. O valor, contudo, segue bem abaixo da última proposta do presidente Joe Biden.

O plano --desenhado por um grupo de seis republicanos liderados pela senadora Shelley Moore Capito-- representa a contraoferta a uma proposta de 1,7 trilhão de dólares da Casa Branca, que cortou mais de 500 bilhões de dólares do projeto original de Biden (de 2,25 trilhões de dólares), em uma tentativa de se chegar a um acordo bipartidário.

"Os republicanos do Senado continuam a negociar de boa-fé", disse Capito em entrevista coletiva na qual foi acompanhada por membros de sua equipe de negociação. "Há uma fome real de bipartidarismo no Senado dos Estados Unidos."

Um funcionário do governo Biden disse nesta quinta-feira que a Casa Branca estava considerando a oferta seriamente.

Biden impôs o fim de maio como um prazo não oficial para as negociações, e alguns democratas do Senado têm pressionado para tocarem a pauta sozinhos mesmo que os republicanos não cheguem a um acordo em breve.

A Casa Branca expressou disposição para negociar alguns dos detalhes mais sutis, mas disse querer um grande pacote que expanda a definição de infraestrutura para incluir itens como faculdade comunitária gratuita e licença familiar remunerada.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones fecham em novos recordes com compra de ações de tecnologia
Dólar cai ante real com notícia de pacote do governo para segurar gastos
Ibovespa sobe e retoma 131 mil pontos com política fiscal no radar
Taxas dos DIs despencam com notícia de que governo prepara pacote para conter gastos
STOXX 600 fecha em pico em duas semanas, com balanços e decisão do BCE em foco
Ibovespa opera estável apesar de Wall Street positivo