Biden e Putin se reunirão em 16 de junho em meio a desentendimentos

Publicado em 25/05/2021 16:16

Por Nandita Bose e Arshad Mohammed

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontrarão em Genebra no dia 16 de junho, disseram a Casa Branca e o Kremlin nesta terça-feira, em meio a disputas acirradas sobre interferência eleitoral, ataques cibernéticos, direitos humanos e a Ucrânia.

Os dois países têm poucas expectativas de avanços na cúpula, já que nenhum deles está animado a fazer concessões a respeito de seus muitos desentendimentos, como a Reuters noticiou neste mês.

"O presidente dos Estados Unidos não teme se posicionar diante de nossos adversários e usar um momento de diplomacia para abordar temas com os quais se preocupa e buscar áreas de oportunidade para trabalhar junto em áreas nas quais temos um entendimento mútuo", disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, em um briefing.

Mais cedo, ela afirmou em um comunicado que os dois debaterão "toda a gama de questões prementes agora que buscamos restaurar a previsibilidade e a estabilidade do relacionamento EUA-Rússia".

Já o Kremlin disse em um comunicado que os dois líderes debaterão os laços bilaterais, problemas relacionados à estabilidade nuclear estratégica e outras questões, como a cooperação na luta contra a Covid-19 e conflitos regionais.

A Casa Branca evita dizer que Biden busca um "reinício" das relações com Putin, um termo usado com frequência por ex-presidentes dos EUA ao tentarem melhorar as relações com Moscou. Autoridades norte-americanas veem o encontro como uma chance de distanciar o relacionamento do que veem como acenos bajuladores do ex-presidente Donald Trump a Putin.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones fecham em novos recordes com compra de ações de tecnologia
Dólar cai ante real com notícia de pacote do governo para segurar gastos
Ibovespa sobe e retoma 131 mil pontos com política fiscal no radar
Taxas dos DIs despencam com notícia de que governo prepara pacote para conter gastos
STOXX 600 fecha em pico em duas semanas, com balanços e decisão do BCE em foco
Ibovespa opera estável apesar de Wall Street positivo