China deveria deixar iuan subir para compensar aumento de importados, diz autoridade do BC

Publicado em 21/05/2021 09:41

PEQUIM (Reuters) - A China deveria deixar sua moeda, o iuan, se fortalecer para ajudar a compensar o impacto do aumento nos preços de importação, disse uma autoridade do banco central em comentários publicados nesta sexta-feira.

"Como um importante consumidor de commodities no mundo, o impacto importado dos preços internacionais é inevitável", escreveu Lu Jinzhong, chefe de pesquisa da filial de Xangai do Banco do Povo da China, na China Finance, revista dirigida pelo banco central.

O país deveria "aumentar a flexibilidade da taxa de câmbio e permitir que o renminbi (iuan) se valorize de forma adequada para compensar o efeito importado", disse Lu.

O iuan ganhou mais de 2% desde o início de abril contra o dólar amplamente mais fraco, e operadores estão debatendo quanto mais as autoridades irão tolerar.

Apesar de um impulso para aumentar o uso global de sua moeda, a China tem mantido um controle rígido sobre o iuan devido às preocupações de que a volatilidade excessiva possa afetar os fluxos de capital internacionais e prejudicar a economia.

A recuperação econômica global e a política monetária frouxa adotada pelos principais bancos centrais levaram a aumentos nos preços das importações, disse Lu.

(Por Kevin Yao)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones fecham em novos recordes com compra de ações de tecnologia
Dólar cai ante real com notícia de pacote do governo para segurar gastos
Ibovespa sobe e retoma 131 mil pontos com política fiscal no radar
Taxas dos DIs despencam com notícia de que governo prepara pacote para conter gastos
STOXX 600 fecha em pico em duas semanas, com balanços e decisão do BCE em foco
Ibovespa opera estável apesar de Wall Street positivo