Ibovespa fecha em alta com ajuda de Vale em meio a balanços; Ambev dispara

Publicado em 06/05/2021 17:47

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa subiu nesta quinta-feira, ajudado pelo desempenho de Vale na esteira da alta do minério de ferro na China, enquanto balanços trimestrais tiveram repercussão distinta, com Ambev disparando quase 9%, mas Ultrapar caindo cerca de 7%.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa fechou em alta de 0,3%, a 119.920,61 pontos. O volume financeiro da sessão somou 32 bilhões de reais.

Além do noticiário corporativo, o diretor de investimentos da BS2 Asset, Mauro Orefice, também destacou a decisão do Banco Central na véspera, de elevar a taxa básica de juros a 3,50% e sinalizar uma taxa de 4,25% em junho.

"O comunicado foi mais 'hawkish' do que o mercado esperava antes da decisão, praticamente contratando mais uma alta de 0,75 na próxima reunião", afirmou, embora deixando a parta aberta para eventualmente acelerar ou reduzir o passo se precisar.

Na visão de uma série de bancos globais, após a decisão e o comunicado do BC, a Selic deve agora subir mais rápida ou agressivamente.

Orefice, da BS2 Asset, acrescentou que o mercado continua acompanhando o ambiente político conturbado no Brasil, com a CPI da Covid no radar. Nesta quinta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participava de audiência na comissão.

Wall Street fechou com o Dow Jones em máxima recorde, sustentado por otimismo vindo de dados semanais de pedidos de auxílio-desemprego, que ainda beneficiou o S&P 500.

DESTAQUES

- AMBEV ON disparou 8,88% após reportar lucro líquido de 2,73 bilhões de reais no primeiro trimestre, ajudado pela redução de medidas de restrição adotadas por causa da pandemia de Covid-19. A fabricante de bebidas afirmou que a meta agora é recuperar margens, mas para 2021, espera que a pressão sobre elas permaneça, embora estime que o desempenho melhor do que o esperado da receita deve continuar impulsionando a recuperação da empresa e ajudar a compensar parcialmente as pressões sobre o custo.

- VALE ON subiu 3,92%, beneficiada pela alta dos preços do minério de ferro na China, com o contrato para setembro na bolsa de Dalian fechando em alta 6,8%, para 1.184 iuanes (182,77 dólares) por tonelada.

- SABESP ON ganhou 4,92%, após a companhia de saneamento básico do Estado de São Paulo decidir não exercer a opção de compra de fatia na Sociedade de Propósito Específico (SPE) da Iguá que venceu a disputa pelo bloco 2 da empresa de saneamento fluminense Cedae, semana passada.

- ELETROBRAS PNB avançou 4,08%, após comentários do secretário da Desestatização do Ministério da Economia, de que o governo espera concluir a privatização da elétrica até janeiro de 2022, com expectativa de que a medida provisória que abre espaço para a operação possa ser votada na Câmara dos Deputados na semana do dia 17 deste mês.

- ULTRAPAR ON caiu 6,84%, tendo de pano de fundo balanço do primeiro trimestre, com queda de quase 19% no lucro. Em teleconferência, o presidente do conglomerado industrial, Frederico Curado, afirmou ainda que a Ultrapar está avaliando entrar no mercado de gás natural no Brasil, em meio ao processo de quebra do monopólio da Petrobras.

- GPA ON recuou 4,71%, mesmo após lucro líquido de 127 milhões de reais no primeiro trimestre, ante prejuízo de 119 milhões um ano antes. A varejista também disse que vai vender alimentos em marketplaces. Analistas do Safra chamaram a atenção para um cenário ainda difícil no segundo trimestre por causa da Covid-19, bem como veem risco ligado à monetização pelo GPA da fatia na Cnova.

- PETROBRAS PN caiu 1,38%, seguindo o declínio dos preços do petróleo no exterior, após valorização relevante na véspera.

- MERCADO LIVRE teve baixa de 5,5% em Nova York, mesmo após dobrar sua receita no primeiro trimestre, de 1,4 bilhão de dólares. O prejuízo líquido no trimestre somou 34 milhões de dólares, ante 21,1 milhões em igual etapa de 2020, com o Mercado Livre mantendo foco na expansão de estrutura logística e tecnológica.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones fecham em novos recordes com compra de ações de tecnologia
Dólar à vista fecha em baixa de 0,59%, aos R$5,5827
Ibovespa fecha em alta com política fiscal em foco
Taxas dos DIs despencam com notícia de que governo prepara pacote para conter gastos
STOXX 600 fecha em pico em duas semanas, com balanços e decisão do BCE em foco
Ibovespa opera estável apesar de Wall Street positivo