Dow Jones fecha em máxima recorde com otimismo após dados de seguro-desemprego

Publicado em 06/05/2021 17:46

Por Shreyashi Sanyal e Krystal Hu

(Reuters) - O índice Dow Jones encerrou em uma máxima recorde nesta quinta-feira, sustentado por otimismo vindo de dados semanais de pedidos de auxílio-desemprego, enquanto as ações das fabricantes de vacinas caíram depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiou planos de quebra de patentes dos imunizantes contra a Covid-19.

Impulsionado pela Apple Inc, o S&P 500 subiu depois de um relatório do Departamento do Trabalho mostrar que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego totalizaram 498 mil, ajustados sazonalmente, na semana encerrada em 1º de maio, em comparação a 590 mil na semana anterior.

Os investidores aguardam um relatório mais abrangente sobre a folha de pagamento não agrícola, a ser divulgado na sexta-feira, em busca de pistas sobre a força do mercado de trabalho e, potencialmente, a posição do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) acerca da política monetária.

"Os investidores são encorajados pelas baixas taxas de juros e pelo estímulo que o governo está colocando na economia. Também estamos vendo aumentos substanciais nas projeções econômicas e nas previsões de lucros", disse Sam Stovall, estrategista-chefe de investimentos da CFRA Research.

As empresas farmacêuticas recuaram depois que a Casa Branca disse que Biden tomou a decisão de apoiar uma proposta de suspensão dos direitos de propriedade intelectual das vacinas contra a Covid-19.

As ações da Pfizer Inc e Moderna Inc caíram 1% ou mais. Johnson & Johnson e Novavax Inc terminaram em alta depois de passar grande parte do dia em território negativo.

O índice de biotecnologia da Nasdaq caiu 0,4%.

As ações da Moderna reduziram algumas perdas depois que a companhia disse que países ao redor do mundo continuariam comprando sua vacina contra a Covid-19 por anos, mesmo que as patentes das vacinas fossem quebradas. O segmento financeiro do S&P 500 teve o melhor desempenho entre 11 setores, com alta de 1,4%.

"Um setor no qual estamos vendo muitas oportunidades é o financeiro. Vemos como um setor que deve se beneficiar de taxas de juros mais altas e de uma recuperação econômica mais forte", disse Ann Guntli, gerente de portfólio da RMB Capital, com sede em Chicago.

As ações da Microsoft Corp, Apple, Facebook e Amazon.com Inc aumentaram mais de 1%.

O índice Dow Jones subiu 0,93%, aos 34.548,53 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,82%, para 4.201,62 pontos. O Nasdaq subiu 0,37%, para 13.632,84 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones fecham em novos recordes com compra de ações de tecnologia
Dólar à vista fecha em baixa de 0,59%, aos R$5,5827
Ibovespa fecha em alta com política fiscal em foco
Taxas dos DIs despencam com notícia de que governo prepara pacote para conter gastos
STOXX 600 fecha em pico em duas semanas, com balanços e decisão do BCE em foco
Ibovespa opera estável apesar de Wall Street positivo