Dólar tem leve alta ante real, com baixo volume e cautela com cena política

Publicado em 04/07/2017 17:17

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou a terça-feira com leve alta ante o real, num pregão de baixa liquidez em razão de feriado nos Estados Unidos e com os investidores cautelosos diante do cenário político doméstico conturbado.

Às 17:00, o dólar subiu 0,15 por cento, a 3,3102 reais na venda, depois de oscilar entre 3,2990 reais na mínima do dia e 3,3115 reais na máxima. O dólar futuro operava com alta de cerca de 0,20 por cento no final da tarde.

"O mercado monitorou o cenário político local, em dia de sessão esvaziada", afirmou o gerente da mesa de câmbio do banco Ourinvest, Bruno Foresti.

Os mercados financeiros norte-americanos estavam fechados nessa sessão por conta do feriado de 4 de Julho, tirando dos investidores importantes referências e limitando o volume de negócios.

No campo interno, a cena política continuou como protagonista, com o mercado à espera novos desdobramentos relativos ao andamento das reformas no Congresso Nacional. Havia expectativa de votação, nesta sessão, pelo Senado, do pedido de urgência da reforma trabalhista, o que será uma demonstração, ou não, de força política do presidente Michel Temer, denunciado por crime de corrupção passiva após delações de executivos do grupo J&F.

Na véspera, o mercado respirou um pouco mais aliviado após o ex-assessor de Temer e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) deixar a prisão preventiva, ainda que com restrições, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), um aliado do atual governo, ter recebido o aval para retornar às atividades do seu mandato.

No entanto, no final da tarde de segunda-feira, a prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima voltou a colocar mais pressão nos ânimos, com temores de que isso possa prejudicar ainda mais a defesa de Temer.

No exterior, o dólar subia ante divisas de países emergentes, como peso chileno, e a lira turca, e tinha leve alta ante uma cesta de moedas fortes.

O Banco Central brasileiro não anunciou qualquer intervenção no mercado de câmbio para esta sessão. Em agosto, vencem 6,181 bilhões de dólares em swap cambial tradicional --equivalente à venda futura de dólares.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe e fica acima de R$5,75 após dados de emprego dos EUA
Dólar abre acima de R$5,75 antes de dados de emprego dos EUA
Tamanho dos cortes de juros do Fed pode depender do mercado de trabalho dos EUA
Minério de ferro de Dalian sobe na sessão, mas caminha para leve perda semanal
Ações da China caem com temores de desaceleração dos EUA
Ações iniciam agosto em queda, conforme dados reacendem temores de desaceleração