Presidente da CCJ da Câmara diz que anunciará relator de denúncia contra Temer às 18h

Publicado em 04/07/2017 16:33

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), afirmou que vai anunciar o nome do relator da denúncia contra o presidente Michel Temer às 18 horas desta terça-feira.

Em entrevista antes de abrir a sessão da CCJ desta tarde, Pacheco disse que o nome já está definido e o indicado já foi avisado. O presidente do colegiado, contudo, não quis adiantar o nome do relator, nem mesmo se será do PMDB, partido tanto de Pacheco quanto de Temer.

O presidente da CCJ disse que a dificuldade para escolher o indicado para a comissão decorre do fato de que, na comissão, há um universo grande de deputados capazes de cumprir a tarefa.

"O critério da escolha do relator deverá sempre de ser o critério de quem tenha conhecimento jurídico sólido, dar parecer com critérios sólidos em relação a este assunto, que tenha independência de não estar intimamente ligado ao governo e também não à oposição, e que possa levar esse processo com isenção", disse Pacheco.

O presidente da CCJ disse que não deverá usar a sessão desta terça-feira para explicar o rito da denúncia contra Temer, apesar da presença do advogado do presidente Gustavo Guedes, que compareceu ao colegiado para tirar dúvidas a respeito da tramitação do caso. Ele adiantou ser provável que a defesa possa se manifestar durante a instrução do processo, assim como deputados integrantes e não integrantes da CCJ.

"Quanto mais se puder garantir a ampla defesa, vai se garantir a higidez e a lisura do processo", disse.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe e fica acima de R$5,75 após dados de emprego dos EUA
Dólar abre acima de R$5,75 antes de dados de emprego dos EUA
Tamanho dos cortes de juros do Fed pode depender do mercado de trabalho dos EUA
Minério de ferro de Dalian sobe na sessão, mas caminha para leve perda semanal
Ações da China caem com temores de desaceleração dos EUA
Ações iniciam agosto em queda, conforme dados reacendem temores de desaceleração