Oposição quer convocar Janot, Rocha Loures, Geddel e ministros para falar sobre denúncia contra Temer

Publicado em 04/07/2017 15:01

BRASÍLIA (Reuters) - Deputados de oposição na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara apresentaram requerimentos para ouvir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso nesta segunda-feira, o ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures, ministros do atual governo e pessoas próximas a Michel Temer para falarem sobre a denúncia contra o presidente por corrupção passiva.

Até o momento, foram apresentados 14 requerimentos na comissão, nenhum deles por integrantes da base aliada. A maioria dos pedidos, 13, foram apresentados por deputados do PT.

Entre os pedidos de convocação, estão os ministros Eliseu Padilha, da Casa Civil, e Wellington Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência. Deputados querem ainda convidar Janot e também os empresários Lúcio Funaro e Ricardo Saud, que fizeram acusações contra Temer.

Na tarde desta terça-feira, o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), vai anunciar quem será o relator da denúncia contra o presidente no colegiado. Caberá ao relator instruir o processo e se manifestar a favor ou contra os pedidos de depoimento, que precisam ser votados pelo plenário da CCJ.

O governo quer acelerar a votação da denúncia contra Temer e barrar no voto a autorização para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue se vai receber a acusação criminal contra o presidente por corrupção passiva.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe e fica acima de R$5,75 após dados de emprego dos EUA
Dólar abre acima de R$5,75 antes de dados de emprego dos EUA
Tamanho dos cortes de juros do Fed pode depender do mercado de trabalho dos EUA
Minério de ferro de Dalian sobe na sessão, mas caminha para leve perda semanal
Ações da China caem com temores de desaceleração dos EUA
Ações iniciam agosto em queda, conforme dados reacendem temores de desaceleração