Coordenação global é importante diante de mudanças na economia mundial, diz autoridade chinesa

Publicado em 29/06/2017 10:44

PEQUIM (Reuters) - A coordenação global é importante uma vez que a economia mundial passa por mudanças, incluindo o mais recente aumento dos juros nos Estados Unidos neste mês, disse o vice-ministro das Finanças da China, Zhu Guangyao, antes da cúpula dos líderes do G20 em julho.

À medida que a economia global se estabiliza, os principais países precisam normalizar suas taxas de juros, embora isso esteja acontecendo em um ritmo muito lento, disse Zhu a repórteres em Pequim nesta quinta-feira.

"Precisamos monitorar de perto como a normalização das taxas de juros nas principais economias impactará os mercados de capital globais", disse Zhu.

O Federal Reserve, banco central dos EUA, elevou os juros quatro vezes como parte da normalização da política monetária que começou em dezembro de 2015. O banco central havia levado os juros para perto de zero em resposta à crise financeira há uma década.

Zhu disse que o novo ambiente macroeconômico global torna ainda mais importante a coordenação mundial através de canais como o G20, que se reunirá em Hamburgo no próximo mês.

(Por Sue-Lin Wong e Michael Martina)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe e fica acima de R$5,75 após dados de emprego dos EUA
Dólar abre acima de R$5,75 antes de dados de emprego dos EUA
Tamanho dos cortes de juros do Fed pode depender do mercado de trabalho dos EUA
Minério de ferro de Dalian sobe na sessão, mas caminha para leve perda semanal
Ações da China caem com temores de desaceleração dos EUA
Ações iniciam agosto em queda, conforme dados reacendem temores de desaceleração