Nova frente da Lava Jato apura remessa de US$ 124 mi ao exterior

Publicado em 22/01/2015 09:15

Uma nova frente de investigação da força-tarefa da Operação Lava Jato apura a remessa ao exterior de 124 milhões de dólares (322 milhões de reais) de seis empresas, por meio de contratos de câmbio, entre janeiro de 2012 e março de 2014. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. Pivô da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef também utilizou esquema de remessas para enviar para o exterior ao menos 239 milhões de dólares (620 milhões de reais) entre 2009 e 2014 – parte do montante acabou nas mãos do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Segundo o jornal, os investigadores ainda não descobriram se as empresas responsáveis pela remessa de 124 milhões de dólares foram usadas para escoar propinas relativas ao petrolão ou em esquema paralelo. O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, foi informado em novembro pelo Banco Central das movimentações de um grupo de empresas que a Polícia Federal mais tarde apontou como de fachada.

Uma delas, a madeireira Alnapa Soluções, está registrada em nome da vendedora de Roupas Vanessa Regina de Almeida Dutra Pontes, viúva e mãe de dois filhos. Procurada pelo jornal, ela narrou o susto que levou ao ser procurada pela PF. "Eu chorei, chorei, preocupada com meus filhos", contou. Vanessa vive na periferia de Curitiba e disse ter fornecido seus dados para a abertura da Alnapa a pedido de um conhecido, o vendedor de cosméticos Djalma Aparecido Machado. Também ouvido pela Folha, Machado alega que fez apenas uma operação de importação, no valor de 100.000 dólares, mas desconhece todo o resto movimentado pela empresa. Ambos foram ouvidos pelos investigadores e agora a PF busca descobrir quem são os donos do dinheiro enviado ao exterior.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

Fonte: Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produção da indústria brasileira retrai em maio pelo 2º mês sob impacto das chuvas no RS
Minério de ferro sobe com demanda firme de curto prazo e esperanças de estímulo da China
Dólar tem leve queda com mercado à espera de reunião de Lula e ministros sobre câmbio
Produção industrial no Brasil cai 0,9% em maio, diz IBGE
Crescimento de serviços na China atinge menor nível em oito meses, mostra PMI do Caixin