Nova frente da Lava Jato apura remessa de US$ 124 mi ao exterior

Publicado em 22/01/2015 09:15

Uma nova frente de investigação da força-tarefa da Operação Lava Jato apura a remessa ao exterior de 124 milhões de dólares (322 milhões de reais) de seis empresas, por meio de contratos de câmbio, entre janeiro de 2012 e março de 2014. As informações são do jornal Folha de S. Paulo. Pivô da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef também utilizou esquema de remessas para enviar para o exterior ao menos 239 milhões de dólares (620 milhões de reais) entre 2009 e 2014 – parte do montante acabou nas mãos do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Segundo o jornal, os investigadores ainda não descobriram se as empresas responsáveis pela remessa de 124 milhões de dólares foram usadas para escoar propinas relativas ao petrolão ou em esquema paralelo. O juiz federal Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, foi informado em novembro pelo Banco Central das movimentações de um grupo de empresas que a Polícia Federal mais tarde apontou como de fachada.

Uma delas, a madeireira Alnapa Soluções, está registrada em nome da vendedora de Roupas Vanessa Regina de Almeida Dutra Pontes, viúva e mãe de dois filhos. Procurada pelo jornal, ela narrou o susto que levou ao ser procurada pela PF. "Eu chorei, chorei, preocupada com meus filhos", contou. Vanessa vive na periferia de Curitiba e disse ter fornecido seus dados para a abertura da Alnapa a pedido de um conhecido, o vendedor de cosméticos Djalma Aparecido Machado. Também ouvido pela Folha, Machado alega que fez apenas uma operação de importação, no valor de 100.000 dólares, mas desconhece todo o resto movimentado pela empresa. Ambos foram ouvidos pelos investigadores e agora a PF busca descobrir quem são os donos do dinheiro enviado ao exterior.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

Fonte: Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações europeias fecham em alta antes de dados e balanços da semana Ações europeias fecham em alta antes de dados e balanços da semana
Países do Brics discutem resposta conjunta às políticas comerciais de Trump Países do Brics discutem resposta conjunta às políticas comerciais de Trump
Zona do euro cresceu no 1º tri, mas enfrenta futuro difícil, diz vice-presidente do BCE
Wall St fica sem direção única em início de semana movimentada de balanços e dados
Um dos primeiros acordos comerciais dos EUA pode ser com a Índia, diz chefe do Tesouro
Ibovespa supera 135 mil pontos e caminha para 6º sessão seguida de alta