Rússia pode adiar cortes nas exportações de petróleo em outubro, dizem fontes
MOSCOU, 18 de setembro (Reuters) - A Rússia pode adiar os cortes nas exportações de petróleo para seus portos ocidentais em outubro ou até mesmo aumentar os carregamentos, apesar do aumento programado da capacidade primária de refino de petróleo disponível nas usinas locais, o que permite que Moscou aumente as operações de petróleo bruto, disseram fontes do mercado.
"Espero um pequeno aumento nas exportações de petróleo da Rússia em outubro - por várias centenas de milhares de toneladas (métricas). Duvido que todos os reparos sejam concluídos a tempo, enquanto a situação com as plantas de petróleo no sul da Rússia ainda não está clara", disse uma fonte da indústria.
A capacidade primária de refino de petróleo da Rússia deve aumentar na segunda quinzena de setembro, à medida que as refinarias concluem sua manutenção, mostraram cálculos da Reuters baseados em dados de fontes do setor na segunda-feira.
A capacidade total offline para todo o mês ainda é considerada a mesma calculada na semana passada, abre uma nova aba, em torno de 3,9 milhões de toneladas, um aumento de 34% em setembro em relação a agosto.
Seguindo um cronograma de manutenção atual, a capacidade primária de refino de petróleo offline do país em outubro cairia 37% em relação a setembro, para 2,42 milhões de toneladas. O cronograma está sujeito a alterações.
Outros comerciantes acreditam que os carregamentos de petróleo dos portos ocidentais russos de Primorsk, Ust-Luga e Novorossiisk em outubro podem cair, à medida que o país encerra os reparos sazonais em suas plantas de petróleo.
Traders disseram que é difícil estimar os planos de exportação de petróleo da Rússia para o próximo mês até agora, já que as datas provisórias de carregamento para seus portos do Báltico e do Mar Negro para os primeiros dias de outubro ainda não foram divulgadas, acrescentaram traders.
O plano de carregamento de petróleo bruto da Rússia dos portos bálticos de Primorsk e Ust-Luga para setembro foi revisado para cima em 0,2 milhão de toneladas, para 6,2 milhões de toneladas, disseram fontes do mercado na semana passada.
Exportações adicionais aumentarão os carregamentos de petróleo planejados em setembro dos portos ocidentais russos para 2,04 milhões de barris por dia, mostram os cálculos da Reuters. Os carregamentos de setembro aumentarão em 4,5% em relação a agosto em uma base diária.
Edição por David Evans