Plantio do milho segue atrasado no Mato Grosso e passa da metade há apenas poucos dias do fim da janela
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando atualizações sobre a safra de milho 2023.
O levantamento aponta que o plantio da segunda safra de milho avançou 16,19 pontos percentuais na semana e encerrou a última sexta-feira (17) totalizando 50,28% da área projetada.
Na comparação com o mesmo período da safra passada, o atraso é de 18,12 pontos percentuais, já que em 18 de fevereiro de 2022, 68,40% da safrinha de milho já estava semeada. Todas as regiões do estado apresentam lentidão com relação ao ciclo anterior.
“Essa menor evolução dos trabalhos a campo foi provocada pelos altos níveis de precipitações que dificultaram o avanço na colheita da soja e comprometeram a semeadura do milho de segunda safra”, explica o Imea.
Devido a essa lentidão, os técnicos do Instituto estimam que mais de 69,23% das áreas previstas para a safra serão semeadas dentro da janela ideal de plantio.
“Vale destacar, que o avanço da semeadura nas próximas semanas e os volumes pluviométricos serão fatores decisivos, uma vez que o fim da janela ideal no estado é até o dia 28 de fevereiro”, diz o relatório.