Sustentabilidade: Maior desafio do agro brasileiro é comunicar as ações, avaliam líderes do complexo soja

Publicado em 12/03/2021 15:47

Para um agronegócio que já produz preservando e cresce sobre um pilar sólido de sustentabilidade, o maior desafio é comunicar sobre isso. Primeiramente aos brasileiros e, na sequência, aos clientes internacionais do Brasil, hoje o terceiro maior exportador mundial de alimentos. 

Durante o BTG AgroForum, nesta sexta-feira (12), a visão foi compartilhada pelo presidente da Abiove (Associação Nacional das Indústrias de Óleos Vegetais), André Nassar, e pelo CEO da 3Tentos, Luiz Osório Dumoncel. 

Leia Mais:

+ "Nosso maior desafio é produzir mais", diz ministra Tereza Cristina diante da demanda mundial ávida pelo agro do Brasil

"Não se pode promover esse antagonismo entre produção e preservação. Nossa geração é responsável por uma sustentabilidade de verdade, mas que venha com uma oferta de alimentos de qualidade e seguros, em um meio ambiente que esteja equilibrado", afirma Dumoncel. 

Do mesmo modo, Nassar destacou as relações erradas que ainda se firmam entre a produção de soja e o desmatamento no Brasil e a dificuldade de fazer com que os compradores da oleaginosa brasileira se desfaçam destes conceitos já pré concebidos sobre a produção nacional. A Abiove monitora o desmatamento há mais de 10 anos e, ainda como afirma Nassar, "o ponto chave é como se comunica tudo isso". 

"Temos uma produção que cresce muito, mas o desmatamento ilegal tem dinâmica própria, não é sempre associado à agricultura", complementa. 

Assim, Dumoncel afirma também que o papel da sustentabilidade social do setor - como a criação de 65 mil vagas de empregos em 2020 ou 18 milhões de pessoas trabalhando no setor - também tem de ser comunicado ao lado da sustentabilidade ambiental tão forte no Brasil. 

Ambos também afirmaram durante o fórum que o país tem ampliado suas ações no chamado ambiente ESG  - Environmental, Social and Corporate Governance - ou Governança Ambiental, Social e Corporativa, destacando programas como o Renovabio, a Agricultura de Baixo Carbono, além de outras iniciativas, inclusive privadas.

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COP29: organizações sociais apontam falhas em regras de financiamento
Tocantins oferecerá R$2,5 bilhões em créditos de carbono
Anfitrião da COP29, Azerbaijão ataca Ocidente por críticas a seu setor de petróleo e gás
Materiais de energia limpa podem ser problema futuro, diz pesquisadora
Desmatamento na Amazônia cai 30,6% em um ano
Medida provisória destina R$ 938 milhões para ações de combate à seca e a incêndios florestais
undefined