Agência agrícola dos EUA pagará aos agricultores pela perda de leite devido à gripe aviária

Publicado em 27/06/2024 14:13

27 de junho (Reuters) - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos começará em breve a compensar os produtores de leite pela perda de fornecimento de leite devido a vacas infectadas pela gripe aviária, disse a agência nesta quinta-feira.

A gripe aviária infectou 132 rebanhos leiteiros em 12 estados desde março. Os agricultores com vacas infectadas podem sofrer perdas financeiras devido à redução da produção de leite e ao custo dos cuidados veterinários.

Embora o mercado geral de leite dos EUA não tenha sido afetado negativamente pela propagação do vírus, “para o produtor individual, é difícil e devastador”, disse o secretário da Agricultura, Tom Vilsack, aos repórteres durante uma teleconferência.

O financiamento compensará os agricultores com vacas doentes por 90% da perda de produção de leite por vaca, disse a agência. As inscrições para o financiamento serão abertas em 1º de julho.

O USDA está trabalhando com os estados para pesquisar como o vírus se espalha entre as vacas e também está em negociações com duas dezenas de empresas sobre a produção de uma vacina bovina contra a gripe aviária.

A propagação do vírus entre o gado aumenta o risco de infecção em humanos , embora o risco do vírus para o público seja baixo, disseram autoridades federais. Três trabalhadores de explorações leiteiras contraíram a gripe aviária desde Março e todos recuperaram após apresentarem sintomas ligeiros.


Reportagem de Leah Douglas Edição de Bernadette Baum

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
Leite/Cepea: Preço ao produtor se mantém em alta em setembro
undefined