FDA dos EUA afirma que leite comercial é seguro apesar da presença de traços do vírus da gripe aviária
23 de abril (Reuters) - A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) disse nesta terça-feira que encontrou partículas do vírus da gripe aviária em algumas amostras de leite pasteurizado, mas disse que o fornecimento comercial de leite continua seguro.
O FDA disse que, como o leite é pasteurizado, ele permanece seguro para consumo humano, pois o processo mata bactérias e vírus nocivos ao aquecer o leite a uma temperatura específica.
“Com base nas informações disponíveis, é provável que a pasteurização inative o vírus, mas não se espera que o processo remova a presença de partículas virais”, afirmou a FDA.
A agência disse que vem avaliando o leite dos animais afetados, no sistema de processamento e nas prateleiras. Afirmou que está a completar uma amostra nacional grande e representativa para compreender a extensão das conclusões.
A FDA disse que está avaliando quaisquer resultados positivos através de testes de inoculação de ovos, que descreveu como padrão ouro para determinar vírus viáveis.
A agência disse não ter visto nada que pudesse alterar a sua avaliação de que o fornecimento comercial de leite é seguro, acrescentando que os resultados de vários estudos serão disponibilizados nos próximos dias ou semanas.
“A ciência sólida é fundamental para informar as decisões de saúde pública, como as tomadas pela FDA, relacionadas à segurança alimentar e levamos muito a sério a situação atual e a segurança do fornecimento de leite”, disse a agência.
Existem casos confirmados de gripe aviária em gado leiteiro em oito estados dos EUA, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças disseram que um caso humano associado foi relacionado ao surto em vacas leiteiras. O caso foi relatado no Texas em 1º de abril.
Reportagem de Manas Mishra em Bengaluru e Jasper Ward em Washington; Edição por Shailesh Kuber