FDA dos EUA afirma que leite comercial é seguro apesar da presença de traços do vírus da gripe aviária

Publicado em 25/04/2024 07:47

23 de abril (Reuters) - A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) disse nesta terça-feira que encontrou partículas do vírus da gripe aviária em algumas amostras de leite pasteurizado, mas disse que o fornecimento comercial de leite continua seguro.

O FDA disse que, como o leite é pasteurizado, ele permanece seguro para consumo humano, pois o processo mata bactérias e vírus nocivos ao aquecer o leite a uma temperatura específica.

“Com base nas informações disponíveis, é provável que a pasteurização inative o vírus, mas não se espera que o processo remova a presença de partículas virais”, afirmou a FDA.

A agência disse que vem avaliando o leite dos animais afetados, no sistema de processamento e nas prateleiras. Afirmou que está a completar uma amostra nacional grande e representativa para compreender a extensão das conclusões.

A FDA disse que está avaliando quaisquer resultados positivos através de testes de inoculação de ovos, que descreveu como padrão ouro para determinar vírus viáveis.

A agência disse não ter visto nada que pudesse alterar a sua avaliação de que o fornecimento comercial de leite é seguro, acrescentando que os resultados de vários estudos serão disponibilizados nos próximos dias ou semanas.

“A ciência sólida é fundamental para informar as decisões de saúde pública, como as tomadas pela FDA, relacionadas à segurança alimentar e levamos muito a sério a situação atual e a segurança do fornecimento de leite”, disse a agência.

Existem casos confirmados de gripe aviária em gado leiteiro em oito estados dos EUA, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças disseram que um caso humano associado foi relacionado ao surto em vacas leiteiras. O caso foi relatado no Texas em 1º de abril.


Reportagem de Manas Mishra em Bengaluru e Jasper Ward em Washington; Edição por Shailesh Kuber

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios
undefined