Maçã: Mercado está em pico de oferta de gala
Desde fevereiro, a intensificação da colheita de maçã gala no Sul do Brasil vem resultando em recuo semanal dos preços da variedade nas principais regiões classificadoras. Agora, em março, a atividade está próxima do fim e o mercado está em pico de oferta, gerando grande amplitude nos valores recebidos.
Nesta semana (09 a 13/03), a gala calibre 165 foi comercializada a R$ 49,71/ cx de 18 kg, baixa de 1% frente à semana passada, mas, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, preços ainda menores podem ser observados no mercado. Isso porque alguns lotes, especialmente para os menores calibres - os quais devem corresponder à maior parte das maçãs colhidas neste ano -, estão sendo vendidos por valores muito abaixo dos usualmente praticados. Assim, a presença desses lotes dificulta as negociações no mercado como um todo.
Com isso, uma das alternativas adotadas pelas classificadoras tem sido a de reduzir o número de dias de classificação durante a semana, "segurando" um pouco a oferta. Para as próximas semanas, o cenário ainda é de incertezas. No entanto, tendo em vista a perspectiva de que o volume colhido nesta safra será menor, agentes esperam que o cenário alivie a pressão sobre os preços da fruta.