Cebola: Preços se elevam em SC

Publicado em 02/03/2020 09:42

Produtores de Ituporanga (SC) relataram maior envio de cebolas catarinenses para o Nordeste, que está praticamente sem o bulbo diante do período de entressafra. Este cenário favoreceu o escoamento de mercadoria de Ituporanga, que fechou as cotações em R$ 0,92/kg nesta semana, reação de 9,2%.

Além do baixo volume nordestino, o produto apresenta baixa qualidade, favorecendo a entrada das mercadorias do Sul. A expectativa para março é que as cotações permaneçam nesses patamares até a intensificação da colheita nordestina, em meados de abril.

Produtores baianos devem iniciar a retirada dos bulbos em abril e o pico é esperado para maio. O plantio em Irecê (BA) deu uma reduzida nesta semana (24 a 28/02) devido ao receio de produtores em competir com o Cerrado (Triângulo Mineiro e Cristalina/GO). No Vale do São Francisco (BA/PE), o volume também segue insuficiente para o abastecimento local, tornando-se necessária a compra dos bulbos do Sul.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #60 - Exportação de suco de laranja bate recorde de faturamento, mas possível queda da demanda acende alerta
Senar realiza Dia de Campo e reúne produtores rurais do Distrito Federal e Goiás
Produtores serão orientados a seguir protocolo Chinês para exportarem noz-pecã
Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta