Conbrasfran 2024 discutiu campanhas de promoção do consumo de carne de frango

Publicado em 18/12/2024 07:36
Asgav promove campanhas com o objetivo de melhorar a competitividade das indústrias que produzem no Rio Grande do Sul

As principais ações e estratégias de marketing para a promoção do consumo de carne de frango realizadas pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) foram apresentadas pelo presidente Executivo da entidade, José Eduardo dos Santos, durante a Conbrasfran 2024, a Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango, realizada em Gramado, na serra gaúcha.

De acordo com o executivo, as ações de marketing e campanhas promovidas pelas agroindústrias são essenciais para impulsionar as vendas. Assim, ações setoriais promovidas por entidades do setor são estratégicas para complementar coletivamente este trabalho realizado individualmente por empresas avícolas. “Estas campanhas setoriais podem atingir um público mais amplo, já que representam uma categoria inteira de produtos e são vistas com entusiasmo pelos consumidores”, defendeu Santos.

Ele explica a importância de haver uniformidade nas mensagens destas ações e também salienta a importância de contar histórias que sensibilizem o consumidor. “Uma boa campanha de marketing precisa contar histórias, emocionar e conectar a marca com pessoas”, afirmou enquanto mostrava resultados de campanhas promovidas pela entidade. A terceira edição da campanha envolveu iniciativas em emissoras de rádios, redes sociais e anúncios em jornais e revistas com um alcance total estimado em 2,4 milhões de pessoas só nesta edição.
 
Competitividade
Em um mercado que passa por transformações cada vez mais rápidas, Santos destaca a velocidade no desenvolvimento de novos produtos de empresas de todo os portes. Para se ter uma ideia, um levantamento realizado pelo Mintel GNPD, mostrou que foram lançados 263 novos produtos apenas na categoria de carnes processadas no ano de 2023.

“Os centros de desenvolvimento de produtos e novos produtos estão cada vez mais dinâmicos e criativos. Os observadores buscam ideias, incrementam outras, reproduzem, copiam e colocam maior variedade de produtos no mercado. Neste cenário, a necessidade impulsiona a velocidade da chegada de novos produtos. O mercado está em transformação constante e trazendo muitos desafios para a sobrevivência e competitividade”, lembrou o executivo.

Diante deste quadro, Santos destaca as iniciativas da Asgav como forma de melhorar a competitividade do setor, chamar a atenção dos consumidores e compradores de todos os portes. “Nós, da Asgav, temos desenvolvido campanhas de valorização das indústrias que produzem carne de frango no Rio Grande do Sul. A estratégia é trazer um olhar mais atento e sensibilizar mais as pessoas, os consumidores e também compradores de redes varejistas”.

A estratégia 
A primeira edição da campanha de promoção da carne de frango foi de 9 de fevereiro de 2022 até 19 de maio do mesmo ano. Esta edição teve anúncios em outdoors e ações de publicidade nas ruas com o objetivo de despertar o interesse do consumidor. Na segunda etapa, a campanha trouxe um apelo para as tradições gaúchas, com músicas e uma série de materiais para as redes sociais. “Sempre evidenciamos o conjunto de empresas que produzem no estado”, disse Santos. 

O uso de linguagem regional da tradição gaúcha e influencers nas redes sociais para estimular o consumo da carne de frango produzida no estado também fizeram parte deste trabalho. “Começamos com divulgações coletivas das marcas que produzem aqui no Rio Grande do Sul nos materiais promocionais. Depois iniciamos ações individuais, valorizando e evidenciando cada uma das marcas, dando muita atenção ao consumidor jovem”.

Santos antecipa que a quarta edição da campanha das marcas que produzem carne de frango no Rio Grande do Sul em 2025 vai exaltar profissões e a importância da carne de frango para cada público, como o médico, o advogado, a modelo e o pedreiro, entre outras atividades. “Vamos abordar a importância nutricional da proteína de carne de frango para as pessoas em seu cotidiano profissional e social”.

Fonte: Duas Rodas
Fonte: Duas Rodas

 

Fonte: Duas Rodas
Fonte: Asgav

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conbrasfran 2024 discutiu campanhas de promoção do consumo de carne de frango
Mercado do frango opera estável na tarde desta terça-feira (17)
Cotações no mercado de suínos vivos cedem forte nesta terça-feira (17); em SP, preço caiu 4,20%
Portaria que determina tratamento térmico para alimentos destinados a suínos entra em vigor nesta terça-feira, alerta Adaf
ACCS encerra 2024 com Assembleia Extraordinária e avaliação otimista para o futuro da suinocultura
Estabilidade predomina no mercado do frango nesta segunda-feira (16)
undefined