Índia relata primeira morte humana por gripe aviária

Publicado em 21/07/2021 16:47

Um menino de 11 anos morreu na Índia de um vírus da gripe aviária da cepa H5N1, a primeira fatalidade no país, destacando um novo risco potencial para o segundo país mais populoso do mundo nação que luta contra a pandemia do coronavírus.

O menino foi admitido no principal Instituto de Ciências Médicas da Índia em 2 de julho e morreu na terça-feira após uma falência de múltiplos órgãos, disse um comunicado do governo.

Os profissionais de saúde que tratam do paciente e da família do menino foram mantidos em isolamento e as autoridades iniciaram o rastreamento de contatos, disse o comunicado.

Em Haryana, o estado natal do menino no norte da Índia, o Departamento de Criação de Animais não encontrou nenhum caso suspeito de gripe aviária e intensificou a vigilância, disse.

A Índia viu mais de meia dúzia de surtos de gripe aviária em aves nas últimas duas décadas, todos controlados, sem nenhum caso humano relatado no país anteriormente.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)