Em 2019 frango abatido subverteu sua curva sazonal de preços

Publicado em 17/01/2020 08:58

Reflexo direto dos períodos de safra e entressafra da carne, a curva sazonal de preços do frango abatido tem, normalmente, seu melhor momento no segundo semestre de cada exercício. Porque, inclusive, esse semestre engloba o período de Festas, época de maior consumo do ano.

Assim, nos oito primeiros anos da corrente década (2011/2018), o preço alcançado pelo frango abatido no segundo semestre do ano foi, em média, 12% superior ao do semestre inicial do ano, com picos de mais de 25% em 2012 e 2018.

Mas em 2019 esse comportamento, natural, quase cai por terra. Porque, no primeiro semestre do ano (com extensão até o mês de julho), o mercado comportou-se de forma oposta à curva sazonal: os melhores preços do período, por exemplo, foram obtidos no bimestre abril/maio, meses em que, normalmente, são registrados os menores preços do ano. Ou seja: a curva sazonal havia sido subvertida.

Por sinal, o setor corria o risco de ver aquele bimestre ser caracterizado como “o de melhor desempenho em 2019” não fosse, no bimestre final do exercício, ocorrer outra subversão da curva sazonal. Foi quando o mercado do frango abatido, até então em relativa estabilidade, passou a acompanhar, ainda que a certa distância, a valorização que atingiu as carnes suína e bovina.

Graças a isso, o resultado do segundo semestre, em valores nominais, foi 2,8% superior ao da primeira fase do ano. Mas se mantivesse o mesmo andamento registrado entre setembro e outubro, o preço médio do semestre final de 2019 teria sido quase 5% menor que o do primeiro semestre.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)