Hong Kong suspende importação de produtos avícolas da Hungria e da Polônia

Publicado em 16/01/2020 15:27

A autoridade de segurança alimentar da Região Administrativa Especial de Hong Kong na China anunciou quinta-feira a suspensão da importação de produtos avícolas de áreas da Hungria e Polônia devido a surtos de gripe aviária no local.

O Centro de Segurança Alimentar do Departamento de Higiene Alimentar e Ambiental do governo HKSAR disse que, em vista de uma notificação da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de influenza aviária H5N8 altamente patogênica no Condado de Hajdu-Bihar, Hungria e uma notificação do General da Polônia Inspeção veterinária sobre surtos de influenza aviária H5N8 altamente patogênica no distrito de Kolski em Wielkopolskie e no distrito de Mysliborski de Zachodniopomorskie na Polônia, o CFS instruiu a suspender a importação de carne e produtos de aves de capoeira, incluindo ovos de aves de capoeira, das áreas mencionadas com efeito imediato para proteger a saúde pública em Hong Kong.

Um porta-voz do CFS disse que Hong Kong estabeleceu atualmente um protocolo com a Hungria para a importação de carne de aves, mas não para ovos de aves. De acordo com o Departamento de Censo e Estatística do governo HKSAR, Hong Kong importou cerca de 2.315 toneladas de carne de aves congeladas da Hungria e cerca de 13.060 toneladas de carne de aves congeladas e 23,2 milhões de ovos de aves da Polônia nos primeiros nove meses do ano passado.

"O CFS entrou em contato com as autoridades húngaras e polonesas sobre as questões e acompanhará de perto as informações emitidas pela OIE e pelas autoridades relevantes sobre surtos de influenza aviária. Ações apropriadas serão tomadas em resposta ao desenvolvimento da situação", disse o porta-voz.

Fonte: Avicultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)