Hong Kong suspende importação de produtos avícolas da Hungria e da Polônia
A autoridade de segurança alimentar da Região Administrativa Especial de Hong Kong na China anunciou quinta-feira a suspensão da importação de produtos avícolas de áreas da Hungria e Polônia devido a surtos de gripe aviária no local.
O Centro de Segurança Alimentar do Departamento de Higiene Alimentar e Ambiental do governo HKSAR disse que, em vista de uma notificação da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de influenza aviária H5N8 altamente patogênica no Condado de Hajdu-Bihar, Hungria e uma notificação do General da Polônia Inspeção veterinária sobre surtos de influenza aviária H5N8 altamente patogênica no distrito de Kolski em Wielkopolskie e no distrito de Mysliborski de Zachodniopomorskie na Polônia, o CFS instruiu a suspender a importação de carne e produtos de aves de capoeira, incluindo ovos de aves de capoeira, das áreas mencionadas com efeito imediato para proteger a saúde pública em Hong Kong.
Um porta-voz do CFS disse que Hong Kong estabeleceu atualmente um protocolo com a Hungria para a importação de carne de aves, mas não para ovos de aves. De acordo com o Departamento de Censo e Estatística do governo HKSAR, Hong Kong importou cerca de 2.315 toneladas de carne de aves congeladas da Hungria e cerca de 13.060 toneladas de carne de aves congeladas e 23,2 milhões de ovos de aves da Polônia nos primeiros nove meses do ano passado.
"O CFS entrou em contato com as autoridades húngaras e polonesas sobre as questões e acompanhará de perto as informações emitidas pela OIE e pelas autoridades relevantes sobre surtos de influenza aviária. Ações apropriadas serão tomadas em resposta ao desenvolvimento da situação", disse o porta-voz.