Segundo caso de gripe aviária H5N8 encontrado na Hungria em uma semana, se espalhando pelo leste europeu

Publicado em 15/01/2020 09:32

Um segundo surto de gripe aviária foi encontrado em uma grande fazenda de patos no leste da Hungria, disse na quarta-feira (15) a Autoridade Nacional de Segurança da Cadeia Alimentar (NEBIH), dois dias após o primeiro caso no país em anos.

A gripe se espalhou nos últimos dias na Polônia, Romênia, Eslováquia e Hungria. É uma cepa altamente patogênica do vírus que reapareceu na Polônia no início de janeiro.

O NEBIH da Hungria disse que o estoque completo de patos na fazenda, 115.000 aves, estava sendo abatido por suspeita do vírus, após a destruição de mais de 50.000 perus no início desta semana para conter a propagação da infecção.

Ele disse que o vírus provavelmente está se espalhando à medida que as aves selvagens migram e contaminam as vias navegáveis ​​usadas pelas aves da fazenda.

A autoridade disse que essa linha do vírus era semelhante à de um surto em 2016 na Hungria. Ele disse que os produtos avícolas na Hungria são seguros para consumir.

A Hungria também restringirá o transporte para conter o vírus, disse a autoridade no início desta semana, acrescentando que a cepa H5N8 até agora não havia causado infecções humanas na Europa.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)