Custo do frango em 2019 igualou-se ao de 2016, o mais alto da história
Após quatro meses consecutivos de alta, em dezembro passado o custo de produção do frango permaneceu estável, mantendo os mesmos R$2,99/kg alcançados em novembro. Na verdade, repetiu a mesma situação observada um anos antes, ocasião em que o último bimestre de 2018 foi fechado com valores idênticos. A única (grande) diferença é que o custo mais recente foi 6% superior.
Com o último levantamento de 2019 (efetuado mensalmente pela Embrapa Suínos e Aves e tendo por base aviário com climatização positiva no estado do Paraná), o custo médio do ano ficou em R$2,85/kg, aumentando pouco mais de 1,5% em relação a 2018.
O único senão, nessa história, é que o mesmo valor foi registrado três anos antes, em 2016, e continua correspondendo ao mais elevado custo da história do setor.
É verdade que, frente a um custo nominalmente igual, o frango abatido foi comercializado por valor 10% superior (base: produto resfriado comercializado no Grande Atacado da cidade de São Paulo). Mas – pergunta-se – esse incremento teria sido obtido sem a acidental valorização das carnes em 2019?