Índice de Preços da FAO fecha 2019 com o maior valor dos últimos cinco anos

Publicado em 13/01/2020 08:38

De acordo com a FAO, seu Índice de Preços dos Alimentos (FFPI na sigla em inglês) alcançou em dezembro de 2017 181,7 pontos, resultado que além de corresponder a uma das maiores variações dos últimos tempos (aumento de 2,5% em relação a novembro), elevou o FFPI ao maior valor dos últimos cinco anos.

Culpa das carnes, certo? Errado. No demonstrativo da FAO, a alta foi puxada pelos óleos vegetais, açúcar e lácteos – o que, mesmo assim, não alterou o índice anual de forma significativa. Em 2019 ele aumentou 1,83%, ficando em 171,5 pontos (2002/2004 = 100 pontos).

E as carnes? Depois de apresentarem significativa alta de preços em novembro (aumento de quase 6% em relação a outubro), permaneceram praticamente estabilizadas em dezembro, com incremento mensal pouco superior a meio ponto. Assim, ao alcançarem 191,6 pontos, reaproximam-se pela primeira vez da marca de 196,4 pontos, resultado registrado pela última vez em dezembro de 2014.

A despeito da estabilidade, prosseguiram as altas da carne suína, com valorização próxima de 3,5%. O preço da carne bovina subiu menos de 1%, enquanto o da carne de frango manteve-se praticamente estável, com variação de apenas 0,26%.

Em termos anuais a maior valorização foi, novamente, a da carne suína: preços 26% superiores aos de 2018. Mas a carne bovina não ficou muito atrás, pois seus preços aumentaram perto de 25%. Assim, o pior desempenho continuou com a carne de frango, já que seu preço médio no decorrer de 2019 (resultado preliminar) foi apenas 3% melhor que o do ano anterior.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)