Carne de frango: desempenho externo do produto brasileiro em 2019

Publicado em 09/01/2020 09:05

Um inesperado (mas, ao mesmo tempo, significativo) aumento nos embarques de dezembro passado possibilitou que as exportações brasileiras de carne de frango de 2019 alcançassem, no exercício, desempenho mais satisfatório que o observado em meses anteriores.

No ano, conforme os dados da SECEX/ME, os embarques de carne de frango abrangendo os quatro principais itens negociados internacionalmente – frango inteiro, cortes, industrializados e carne salgada – giraram em torno dos 4,120 milhões de toneladas e geraram receita próxima de US6,9 bilhões.

Como o incremento do volume foi de 2,55% e o da receita de 7,71%, fica claro que houve melhora no preço médio do produto em relação a 2018, neste caso, de pouco mais de 5%.

Interessante notar que embora o volume embarcado no segundo semestre tenha sido ligeiramente maior que o do primeiro semestre, todo o ganho obtido ficou concentrado na metade inicial do ano. Ou seja: enquanto nos seis primeiros meses de 2019 registrou-se incremento de volume de mais de 12% sobre idêntico período do ano anterior, no segundo semestre essa relação ficou negativa, apresentando decréscimo anual de quase 5,5%.

De toda forma é significativo o fato de os embarques de dezembro terem correspondido a um dos melhores resultados de 2019, o que é fato inédito no setor para essa época do ano (os números corrigidos da SECEX/ME indicam que os embarques de junho foram ligeiramente maiores que os de dezembro). Isto sugere que o mercado internacional continua receptivo ao produto brasileiro.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)