Província de Iloilo estuda extensão da proibição de suínos

Publicado em 06/01/2020 08:30

O governo da província de Iloilo está considerando uma extensão da proibição da entrada de suínos e suínos de Luzon e outras áreas identificadas pelo Departamento de Agricultura (DA) como positivas para a contaminação por peste suína africana (PSA).

O governador de Iloilo, Arthur Defensor Jr., emitiu uma ordem executiva em 21 de outubro do ano passado, que impôs uma proibição temporária dos produtos das províncias de Rizal e Bulacan em Luzon e em países positivos para a doença como Letônia, Polônia, Romênia, Rússia, Ucrânia , Luxemburgo, Bélgica, Bulgária, Moldávia, Vietnã, Camboja, Mianmar, República Democrática Popular do Laos, Coréia do Sul e China.

O Dr. Darel Tabuada, veterinário supervisor do Escritório Veterinário Provincial (PVO), disse em entrevista na segunda-feira que o governador está de olho em uma extensão da proibição, que estava em vigor por um período de 90 dias.

Embora a província permaneça livre de PSA, Tabuada disse que o escritório veterinário está solicitando atualizações do Departamento de Agricultura - Departamento de Indústria Animal (DA-BAI) para avaliar a extensão da extensão da proibição.

“Estamos planejando estender nossa proibição de todos os suínos e suínos por produtos provenientes de Luzon e também de outras áreas afetadas pela PSA. Estudaremos, em conjunto com nosso governador, quanto tempo a proibição se baseará na atualização do Departamento de Agricultura ”, disse Tabuada.

A extensão destina-se a proteger a indústria suína na província, pois "ainda não há garantia de que os produtos portuários e suínos trazidos de Luzon para cá sejam livres de PSA", disse ele.

Tabuada disse que o PVO concentra seu esforço nos pontos de entrada para garantir que a doença não entre na província.

Houve aumento de pessoal no aeroporto da província no início de 2020, disse ele.

Da mesma forma, a província intensificou sua divulgação de informações ao público e aos produtores de suínos, acrescentou.

Apesar da extensão da proibição, o PVO garantiu que a província não ficaria sem suprimento de carne de porco.

"Temos um excedente de 200%, portanto, mesmo se proibirmos a entrada de produtos suínos de Luzon, seremos sustentados, pois temos fontes de Cebu e Cagayan", disse Tabuada.

A PSA é uma doença hemorrágica altamente contagiosa que afeta os suínos causada por um vírus, que não pode ser tratado ou prevenido, pois ainda não há vacina disponível.

Fonte: Agência de Notícia das Filipinas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)