Sistema de baixa pressão volta a deixar Sul do Brasil em alerta para tempestade nesta 4ª feira
As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que esta quarta-feira (6) será mais um dia com tempo seco e baixa umidade relativa do ar na região Central do Brasil, com chuvas em áreas do Norte e Nordeste do país. A única mudança, segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, é esperada para o sul do Brasil com o retorno das áreas de instabilidade nas próximas horas.
Um sistema de baixa pressão no Paraguai favorece a formação de nuvens carregadas na região Sul do Brasil, deixando toda a área em estado de alerta amarelo para tempestade nas próximas horas. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação na página oficial do Inmet.
De acordo com o modelo Cosmo, neste primeiro momento a faixa oeste do Sul do Brasil vai receber os maiores volumes de chuva, mas a tendência é de que a instabilidade avance também para as demais regiões do Rio Grande do Sul e em todas as áreas de Santa Catarina. Para o Paraná o modelo também indica condição de chuvas, porém com volumes mais baixos. Também deve voltar a chover no Mato Grosso do Sul.
Veja o mapa de previsão de precipitação no Sul do Brasil:
Para as demais áreas do Brasil apenas pancadas de chuva são esperadas nesta quarta-feira (6). Um vórtice ciclônico continua impedindo o avanço da umidade sobretudo em Minas Gerais e em Goiás, duas áreas onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% nas horas mais quente do dia.
"A maioria das áreas do Norte e do Nordeste têm pancadas de chuva com raios no decorrer do dia e períodos com sol. No sul e leste da Bahia, em Sergipe, Alagoas, leste de Pernambuco e da Paraíba, o sol aparece forte, mas também ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora", acrescenta a Climatempo.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Soja safra 2022/2022 em Pontão (RS). Enviado por Juliano de Souza Carmo
Soja safra 2022/2022 em Pontão (RS). Enviado por Juliano de Souza Carmo
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia