NOAA: Atualização mostra nova rodada de chuvas abrangentes no Paraná no dia 20
A atualização de previsão estendida, divulgada nesta quarta-feira (12) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mostra condição de chuvas abrangentes no Paraná a partir do dia 20 de maio.
De acordo com o NOAA, entre o dia 20 e 28 de maio, a tendência é de chuva nos três estados da região Sul do Brasil, com previsão de precipitação entre 50mm e 70mm no Paraná.
No norte do Rio Grande do Sul e centro-leste de Santa Catarina as chuvas devem ser ainda mais expressivas, com precipitação de até 90mm no período. O modelo mostra ainda o avanço do sistema para áreas do Mato Grosso Sul e extremo sul de São Paulo, com precipitação entre 25mm e 30mm no período.
Até lá, no entando a condição segue sendo de pouca chuva para boa parte do Brasil. Segundo o NOAA, no período entre 12 e 20 de maio, há condição de chuvas apenas no centro-leste de Santa Catarina e no Paraná e ainda de forma muito irregular. No Rio Grande do Sul, a tendência é de tempo seco no período.
. Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Fonte: NOAA
Já as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) seguem mostrando que áreas de instabilidades, com condição de chuvas para Santa Catarina e Paraná nas próximas 24 horas.
De acordo com o modelo Cosmo, no Paraná os maiores volumes são esperados para o centro-leste do estado, com acumulados entre 40mm e 50mm. No oeste e centro do estado, as previsões indicam chance de chuvas, porém com volumes mais baixos. Nas demais áreas do país, a previsão segue sendo de tempo estável.
No Rio Grande do Sul, após a passagem da frente fria o ar seco e frio segue predominante no estado e avançando para outras áreas do país. De acordo com Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, na próxima madrugada a tendência é para geada com intensidade forte em todo o Rio Grande do Sul e áreas serranas de Santa Catarina, além de um declínio de temperatura de 5 graus no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul de Rondônia.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Fonte: Inmet