Tempo: Sul do Brasil em alerta para temporais a partir desta 3ª; nova frente fria chega na 4ª
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta segunda-feira (12) - Fonte: Inmet
As instabilidades se intensificaram nas últimas horas sobre áreas da região Sul do Brasil. Segundo a Climatempo, a partir desta terça-feira (13), a região deve ficar em alerta com temporais. Na quarta (14), uma nova frente fria chega à região.
"Em grande parte do Rio Grande do Sul, o dia terá predomínio de céu nublado e os temporais podem ocorrer a qualquer hora do dia. Na região de Uruguaiana, a chuva volumosa pode causar transtornos à população", noticia a empresa meteorológica.
Enquanto isso, na terça-feira, o Norte gaúcho, Centro-oeste e Sul de Santa Catarina e no Oeste e Sul do Paraná, o tempo fica aberto e o sol aparece com força, mas algumas pancadas de chuva com raios podem ocorrer sobre essas áreas durante a noite.
"A chuva pode vir com moderada intensidade e há possibilidade de rajadas de vento, que podem chegar a 60km/h", informa a Climatempo.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (13/11 a 15/11) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
A partir de quarta, uma nova frente fria chega ao Sul do Brasil e provoca chuva em todas as áreas da região. "O alerta será para temporais a qualquer hora do dia em praticamente todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-oeste e sul do Paraná", prevê.
Nos últimos dias e nesta segunda-feira, instabilidades estiveram mais concentradas sobre o Centro-Norte do país, com alerta de acumulados em áreas da Bahia e Piauí, com previsão de chuvas de até 50 milímetros no dia, segundoo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Medições do Inmet mostram que cidades da Bahia tiveram altos acumulados nas últimas horas. Os cinco maiores volumes registrados ontem (11) em todo o país foram registrados em Águas Vermelhas (MG): 86,8 mm, São Felix do Araguaia (MT): 79,4 mm, Luiz Eduardo Magalhães (BA) 78,4 mm, Formoso do Rio Preto (BA): 74,4 mm e Caravelas (BA): 69,0 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 5 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real