Tempo: Alerta de temporais nesta 3ª feira no Rio Grande do Sul com retorno das chuvas ao Sul do país
Imagem de satélite do Sul do Brasil nesta terça-feira (15) - Fonte: Inmet
Áreas no Sul do Brasil já receberam chuvas nas últimas horas, confirmando as previsões dos últimos dias devido ao avanço de uma frente fria na região. O Rio Grande do Sul é o estado que receberá os maiores volumes e, segundo a Climatempo, temporais são previstos nesta terça-feira na faixa Oeste, mas pancadas de forte intensidade podem ocorrer em todas as áreas do Sul.
"Duas frentes frias vão passar pelo Sul e Sudeste. A primeira chega nesta terça-feira, avança pelo Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina. Além disso, um sistema de baixa pressão atmosférica cresce entre o Paraguai e o Norte da Argentina e uma mudança na circulação de ventos, em médios níveis da atmosfera, também contribui para o aumento da chuva", noticiou a empresa meteorológica.
Os acumulados dos próximos dias devem ficar entre 40 e 80 milímetros, mas cidades como Santo Ângelo (RS) e Cruz Alta (RS) já acumulam cerca de 10 mm apenas nesta terça, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A atuação dos sistemas também deve levar chuvas ao longo do dia para áreas no Sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Sul de Minas Gerais.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (16/05 a 18/05) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
As chuvas previstas para as próximas horas têm potencial para amenizar deve amenizar em parte as preocupações dos produtores de safrinha, com lavouras que sofrem com estiagem. Uma das situações mais preocupantes é no Paraná, segundo maior estado produtor de milho no país. Contudo, áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e até em Mato Grosso, o cenário é semelhante. A quebra, no entanto, ainda não pode ser quantificada.
Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, disse em entrevista ao Notícias Agrícolas que a chegada dos sistemas ao Sul do país deve garantir boas chuvas, mas apenas a partir de sexta-feira (18) as precipitações deverão voltar com maior intensidade e melhores volumes para a região. No sábado, a frente fria intensifica e as chuvas serão intensas em Santa Catarina e também no Paraná.
A meteorologista ainda aponta a previsão de uma queda acentuada das temperaturas, principalmente no Sul, com possibilidade de ocorrência de geada em algumas regiões. Mato Grosso do Sul e São Paulo também terão temperaturas mais amenas, bem como o Sudoeste do Mato Grosso.
O modelo americano confirma a chegada das chuvas e aponta que as precipitações recentes contribuem para a safrinha. " Tais chuvas são tidas como benéficas e de salvamento. Apesar de não melhorar o cenário climático, trouxe uma redução do estresse hídrico presente, impedindo a acentuação da quebra da safra", disse a consultoria AgResource.
"Para os próximos 5 dias, as chuvas continuam concentradas no lado sul do Mato grosso do Sul, juntamente com uma expansão da área regada sobre o Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. Os índices pluviométricos são previstos num raio de 30-60mm acumulados no período", complementa.
Veja o mapa com a previsão de chuvas para os próximos 5 dias em todo o Brasil:
Fonte: AgResource
Veja o mapa com precipitação acumulada nos últimos 15 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Chuva chegando na agropecuária Jacomina, em Passo Novo, Cruz Alta (RS)
Lavoura de milho no município de Cambira (PR). Envio João Paulo Miquelão
Estância Teixeira no Estado Alto Paraná em Cidade San Alberto (Paraguay). Envio de Elson Eduardo Teixeira
Final da colheita do milho em Jaborandi (BA). Envio de Eng. Agrônomo Thiago Palma
Retorno das chuvas em Gurupi (TO) - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real