EUA: Ações para exportar mais carnes

Publicado em 06/04/2010 09:22
Os Estados Unidos querem aumentar suas exportações de carne suína, bovina e de frango. Para isso, o governo prepara algumas ações para que algumas barreiras aos produtos americanos sejam extintas.

De acordo com o U.S. Trade Representative (USTR) e o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), os esforços do governo para reabrir os mercados fechados às importações de carne suína, por conta do surto do H1N1, exemplificam muito bem o foco atual da administração do país.

Ron Kirk, do USTR, disponibilizou alguns relatórios descrevendo quais as "barreiras-chave", sanitárias e fitossanitárias, que os produtos agrícolas e os produtores de alimentos enfrentam atualmente, na hora de vender os seus produtos no exterior. Todos estes relatórios estão disponíveis aqui (https://www.ustr.gov/trade-topics/enforcement). "Estes relatórios mostram o que temos feito e o que vamos fazer daqui para frente", afirmou.

Além do H1N1, o representante americano citou outros tópicos, que têm limitado as exportações dos EUA. São eles:

Gripe aviária- A proibição da importação de aves americanas. "parece ser inconsistentes, de acordo com a ciência e as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Nos últimos dois anos, 36 países cancelaram tais proibições e Washington continua a eliminar outras barreiras persistentes, por conta desta doença.

Patógenos- Muitos parceiros comerciais têm implementado normas "irracionais" para o controle de salmonela e outros agentes patogênicos em produtos avícolas importados dos Estados Unidos.

Ractopamina- Apesar das evidências científicas que sustentam a segurança desta droga, muitos parceiros comerciais importantes continuam a barrar a carne suína americana, por conter resíduos de ractopamina.

Tags:

Fonte: Avicultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE
Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos
undefined