União Europeia aprova aquisição da Seara pela Marfrig
A Comissão Europeia (braço executivo da União Europeia) autorizou nesta sexta-feira que a empresa Marfrig a compre a Seara, informou hoje o Executivo comunitário em comunicado.
Após analisar a operação entre as duas companhias, a Comissão Europeia concluiu que não afetará "significativamente" a concorrência no Espaço econômico europeu (a UE e mais Noruega, Islândia e Liechtenstein), ou a uma parte substancial dele.
O Executivo comunitário lembrou que o Marfrig tem uma grande diversidade de produtos à venda no Brasil, principalmente de origem animal e possui plantas no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Europa.
A Seara, que em 2004 foi adquirida pelo grupo americano Cargill, centraliza a atividade na produção de porcos e aves, assim como carne bovina processada.
A empresa não tem plantas de produção na Europa, embora abasteça de produtos e partes do frango o continente.
Após examinar a proposta, as autoridades comunitárias viram que esta poderia abalar a provisão de produtos do frango no Reino Unido e Holanda.
No entanto, consideraram que estas situações são "limitadas" e que a nova formação "poderá enfrentar de maneira efetiva seus concorrentes". Por isso, a Comissão Europeia concluiu que a operação não representa um problema para a livre concorrência.