Para FAO, comércio internacional de carnes não se recupera em 2010

Publicado em 15/12/2009 09:34
Sem dúvida, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) continua pessimista em relação à recuperação do mundo pós-crise econômica. Pois ao mesmo tempo em que prevê pequeno aumento na produção mundial de carnes, sugere que o comércio internacional, que já registrou sensível recuo neste ano, permanecerá em 2010 com resultados inferiores aos de 2008.
Na produção, a única carne que não deve registrar aumento é a bovina. Mas a produção das outras três carnes aumenta apenas marginalmente (+2,5% a de aves; +2,1% a de suínos; e +1,5% a de ovinos). Tudo considerado, o aumento conjunto não passa de 1,6%. Ou de 2,1% em dois anos.
O comércio internacional aumenta de 2008 para 2009. Mas ainda sem atingir os níveis registrados no ano passado. E, neste caso (comparação 2008/2010), a perda mais sensível será a da carne suína, com 6,6% de redução, vindo a seguir a carne bovina (-2,9%) e as carnes avícolas (-2%). É prevista estabilidade para a carne ovina, cujo comércio internacional é marginal frente às demais carnes.

 

Tags:

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE
Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos
undefined